Alerta de temporais entre segunda e terça na região

Há chance de pancadas de chuva com temporais (rajadas de vento momentâneas acima de 60km/h, raios e granizo localizado).
Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

A Epagri/Ciram, órgão estadual que monitora as condições do tempo, emitiu um alerta de possibilidade de temporais entre essa segunda e terça-feira, especialmente do Meio-Oeste ao Litoral.

Há chance de pancadas de chuva com temporais (rajadas de vento momentâneas acima de 60km/h, raios e granizo localizado). A chuva pode ser forte em curto intervalo de tempo, juntamente com a formação de áreas de instabilidade devido ao calor da tarde.

Na terça-feira, 18, o calor e umidade voltam a favorecer condições para pancadas de chuva no centro-leste de Santa Catarina. A chuva ocorre entre a tarde e à noite, preferencialmente no centro-leste e, em alguns momentos, ocorre em forma de temporais isolados acompanhados de descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

Na quarta-feira, 19, a onda de calor segue mantendo o calor intenso sobre Santa Catarina. Este calor combinado a alta umidade e um sistema de baixa pressão entre a Argentina e o Paraguai, segue fornecendo condições para temporais entre a tarde e à noite em todo o estado com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. O dia começa com temperaturas próximas aos 20°C na maioria das regiões, que se elevam rapidamente. As máximas ficam acima dos 30°C em todo o estado e chegam aos 40°C no Extremo Oeste.

Entre a quinta, 20, e sexta-feira, 21, o calor segue intenso em Santa Catarina. Durante as tardes, as máximas seguem próximas ou acima dos 30°C em todas as regiões e, pontualmente, chegam aos 40°C no Extremo Oeste. Entre as tardes e noites, o calor associado a umidade e instabilidades na atmosfera seguem fornecendo condições para temporais, com rajadas fortes de vento, descargas elétricas e granizo, entre as tardes e noites para todas as regiões.

Em Laguna

SEGUNDA: mínima 23ºC e máxima 36ºC – Sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite;
TERÇA: mínima 23°C e máxima 36ºC –
Sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite;
QUARTA: mínima 24ºC e máxima 37ºC –
Sol e pancadas de chuva à tarde;
QUINTA: mínima 23ºC e máxima 33ºC – Nebulosidade variável com chuva a partir da tarde.

Veja os detalhes

Segunda-feira (17/01):
Tempo: manhã de sol em grande parte de SC, com pancadas de chuva e trovoada isolada entre a tarde e noite. No Oeste, tempo mais seco e condição de chuva bem isolada à tarde. Risco de temporais, especialmente no centro ao leste de SC.
Temperatura: elevada, mais alta na região Oeste.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas à tarde, associadas aos temporais.
Sistema: massa de ar quente em SC, com maior umidade do centro ao leste de SC.

Terça-feira (18/01):
Tempo: sol em SC com pancadas de chuva e trovoada isolada entre a tarde e noite, do Planalto ao Litoral. No Meio-Oeste, a chuva concentra-se à tarde. Risco de temporais do centro ao leste de SC. No Oeste, tempo mais seco, com pouca chance de chuva.
Temperatura: elevada, mais alta no Oeste.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas à tarde, associadas aos temporais.
Sistema: massa de ar quente em SC, com maior umidade do centro ao leste de SC.

Quarta e quinta-feira (19 e 20/01):
Tempo: sol em SC, com pancadas de chuva e trovoada à tarde, diminuindo o risco de temporal.
Temperatura: elevada, com sensação de ar abafado.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas à tarde.

Sexta-feira (21/01):
Tempo: sol em SC. Pancadas de chuva com trovoada mais isolada à noite no Extremo Oeste, Florianópolis, Planalto Norte e Litoral Norte, e entre a tarde e noite nas demais regiões.
Temperatura: elevada.
Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas à tarde.

Notícias relacionadas