Sol entre nuvens e temperatura em elevação no final de semana

O domingo, 28, será de sol com algumas nuvens. Mas, a combinação do aquecimento diurno com o fluxo de ar quente e úmido vindo da região Amazônica e a aproximação de uma área alongada de baixa pressão (cavado) favorece pancadas de chuvas, que podem vir com temporais isolados, da porção oeste ao Litoral Sul a partir da noite.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

O fim de semana será marcado pelas temperaturas altas na região, segundo a Epagri/Ciram. Nesta sexta-feira, 26, a atuação de um ciclone no litoral do Rio Grande do Sul e que se desloca em direção ao alto mar ainda favorece pancadas de chuva de forma isolada, mal distribuída no Meio Oeste, Planalto e Litoral Sul, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. À tarde, as temperaturas máximas chegam aos 33°C no Litoral.

No sábado, 27, o ciclone em alto mar ainda favorece o transporte de umidade em parte do sul de Santa Catarina, o que deixa o dia com muitas nuvens e chance de chuva bem isolada, mal distribuída no Planalto e Litoral Sul. Nas demais áreas, dia com sol e algumas nuvens. O ciclone ainda ocasiona ventos de quadrante sul com fraca a moderada intensidade no estado e rajadas de ventos de moderada intensidade (45 a 65 km/h) dos Planaltos ao litoral. Os ventos mais intensos são esperados no Litoral Sul e Grande Florianópolis.

O domingo, 28, será de sol com algumas nuvens. Mas, a combinação do aquecimento diurno com o fluxo de ar quente e úmido vindo da região Amazônica e a aproximação de uma área alongada de baixa pressão (cavado) favorece pancadas de chuvas, que podem vir com temporais isolados, da porção oeste ao Litoral Sul a partir da noite.

Na segunda-feira, 29, a formação e passagem de uma frente fria por Santa Catarina ocasiona pancadas de chuvas com temporais isolados. Na terça, 30, a entrada de um sistema de alta pressão deixa o dia com sol e algumas nuvens em grande parte do estado, mas, a umidade vinda do oceano deixa o dia com muitas nuvens e chance de chuva isolada no Litoral Norte.

Em Laguna

SEXTA: mínima 20ºC e máxima 28ºC –Chuva, melhorando à noite;
SÁBADO: mínima 19°C e máxima 27ºC –
Sol com aumento de nuvens;
DOMINGO: mínima 20ºC e máxima 27ºC –
Sol com aumento de nuvens;
SEGUNDA:
mínima 17ºC e máxima 27ºC –
Nebulosidade variável e chuva isolada.

Veja os detalhes:

Sexta-feira (26/11):
Tempo: sol com algumas nuvens, em SC. Mais nuvens em áreas do Meio Oeste, Planalto e Litoral Sul próximas à divisa com o RS, com chuvisco ocasional no Litoral Sul.
Temperatura: elevada e com diminuição mais acentuada à noite.
Vento: sudoeste e sul fraco a moderado no Oeste e Meio-Oeste, vento nordeste e norte do Planalto ao Litoral, fraco a moderado com rajadas especialmente no Planalto Sul e Litoral Sul.
Sistema: alta pressão no oeste de SC e RS e ciclone extratropical sobre o oceano no litoral do RS, com transporte de umidade até o Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul de SC.

Sábado (27/11):
Tempo: variação de nuvens com sol no decorrer do dia em SC. No início do dia chuvisco no Planalto Sul, e com pancadas isoladas de chuva em Florianópolis à tarde e no Litoral Norte à noite.
Temperatura: em elevação.
Vento: sul e sudeste, fraco a moderado, mais intenso no Litoral.
Sistema: alta pressão sobre o Sul do Brasil e cavado (ciclone extratropical perdendo força) sobre o oceano no litoral de SC e RS com transporte de umidade do Planalto ao Litoral de SC.

Domingo (28/11):
Tempo: variação de nuvens com sol em boa parte do dia em SC, com mais nuvens no início da manhã e a partir da tarde favorecendo pancadas de chuva do Oeste ao Planalto Sul.
Temperatura: em elevação.
Vento: sudeste com variações de nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral Sul.

Segunda-feira (29/11):
Tempo: muitas nuvens a encoberto, com chuva ocasional no decorrer do dia do Meio-Oeste ao Litoral Norte devido a um cavado sobre o Sul do Brasil e passagem de frente fria. Entre a tarde e noite as pancadas isoladas ocorrem no Oeste e Grande Florianópolis.
Temperatura: com pouca variação devido à cobertura de nuvens.
Vento: nordeste passando a sudeste a partir da tarde, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Terça-feira (30/11):
Tempo: instável com chuva no início da manhã da Grande Florianópolis ao Litoral Norte, com sol no decorrer do dia. Nas demais regiões tempo firme com sol e poucas nuvens devido a um sistema de alta pressão no Sul do Brasil.
Temperatura: em elevação, mais alta no Oeste.
Vento: sudeste, fraco a moderado.

Notícias relacionadas