Trato por Laguna usa teste de fumaça para identificar irregularidades

Os proprietários dos imóveis receberam o prazo de 60 dias para adequação. Em caso de permanência da situação irregular será emitida notificação e multa.
Foto: Trato por Laguna/Divulgação
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 3,780 visualizações,  4 views today

O Trato por Laguna está utilizando em suas vistorias o equipamento insuflador de fumaça para identificar ligações cruzadas entre as redes de drenagem pluvial e de esgoto. Durante o mês de agosto, foram realizados em parceria com a Casan, 92 testes de fumaça e constatados 35 ligações pluviais conectadas irregularmente à rede de esgoto.

Os proprietários dos imóveis receberam o prazo de 60 dias para adequação. Em caso de permanência da situação irregular será emitida notificação e multa.

Durante as inspeções o equipamento é colocado na Caixa de Inspeção (CI), que concentra os pontos geradores de esgoto de um imóvel: a máquina produz fumaça atóxica para circular pela rede e sair pelos pontos conectados à tubulação. Se a fumaça aparecer em uma boca de lobo ou sair em ralos pluviais ou calhas do imóvel significa que existe alguma irregularidade na conexão que precisa ser consertada.

Quando as águas residuais da chuva caem equivocadamente na rede de esgoto, aumentam as chances de extravasamentos, com o retorno do esgoto para as residências. Da mesma forma, o esgoto despejado incorretamente na rede de drenagem pluvial causa problemas ambientais, pois ao invés de ser conduzido para estação de tratamento será lançado diretamente nos rios lagos e mares, poluindo os mananciais.

Notícias relacionadas

Previous
Next