Todos os anos, no dia 27 de setembro, umbandistas, praticantes da cultura afro, simpatizantes e devotos de São Cosme e Damião promovem a distribuição de saquinhos de balas, doces e outros quitutes para crianças. A tradição vai seguir em 2020, mas com adequações à nova realidade devido à pandemia do coronavírus.
A cena já se tornou conhecida na cidade, com as crianças indo de bairro em bairro para ganhar os saquinhos com os doces. A distribuição de balas, doces, e quitutes às crianças ocorrerá com observação às normas sanitárias nesta segunda-feira, 27.
- Centro de Umbanda Rainha do Mar – oferecerá sopa ao meio-dia; distribui doces e bolo às 15h; e faz homenagem para Cosme e Damião às 20h, no Progresso.
- Abassá de Iansã – distribuição no dia 27, a partir das 16h, na região do Morro da Glória.
- Aldeia Sete Flechas e Águas de Oxum – carreata no dia 26 às 19h45 e distribuição no dia 27 às 16h30, na Rua Santa Rita de Cássia.
Cosme e Damião
Irmãos gêmeos, São Cosme e São Damião teriam sido médicos e conquistaram a santidade pelo fato de não terem cobrado para exercer a medicina em vida, por devoção à fé. Os dois morreram por volta do ano de 300 d.C.
Os dois são celebrados pela Igreja Católica em 27 de setembro, pela Igreja Ortodoxa em 1º de julho, e também nas religiões afro-brasileiras, onde são sincretizados como entidades infantis, igualmente lembrados em 27 de setembro.