Campeonato amador de Laguna começará em outubro com torcida

A partida inicial está marcada para o dia 2 de outubro, entre o atual campeão Paulo Carneiro e o Avaí, que retorna à competição depois de quatro anos. A tabela completa será divulgada na próxima semana, quando também acontece uma reunião entre os clubes e a Secretaria Municipal de Saúde, para a apresentação das normativas sanitárias para a realização do torneio.

O avanço da vacinação em Laguna enche de esperança os times de futebol amador. Uma reunião realizada na noite desta sexta-feira, 20, assegurou para outubro o início da competição municipal. Um protocolo sanitário será definido para garantir que o torneio ocorra com medidas de prevenção ao novo coronavírus.

Ao todo, nove times disputarão e serão divididos em duas chaves. O grupo A será composto por América (Bentos), Avaí (Portinho), Beira Mar (Estreito), Internacional (Ponta das Pedras) e Paulo Carneiro (Caputera). O grupo B terá Aval (Progresso), Baixada (Caputera), Bandeirante (Navegantes) e Santa Maria (Barranceira). O campeonato será dividido entre titulares e aspirantes para os atletas nascidos entre 1998 e 2006. Assista acima.

A partida inicial está marcada para o dia 2 de outubro, entre o atual campeão Paulo Carneiro e o Avaí, que retorna à competição depois de quatro anos. A tabela completa será divulgada na próxima semana. “Cada um representa uma comunidade, um time. Queremos fazer um campeonato sem confusão, algo bem disputado, saudável para que a gente continue fazendo nos próximos anos e que a torcida vá para o campo e incentive o seu time, sem violência”, comenta o assessor de Esportes, Ronaldo Bonifácio.

Para os times, o momento agora é de estudar o regulamento e correr atrás dos jogadores. “Já estamos nos preparando há um mês e meio com jogos amistosos e 80% da equipe já está pronta para o campeonato”, assegura o diretor esportivo do Paulo Carneiro, Saleir Pereira, o Saulo. “Competição tem derrota e tem vitória. Estamos programando um time bem esportivo para competir e se Deus quiser vem mais um título. Estamos batalhando, 50% já está fechado”, acrescenta o presidente do Beira Mar, Fabiano dos Santos.

Uma das principais dúvidas dos clubes era quanto à presença de torcida, já que a cidade tem poucos campos de futebol fechados. Mas os novos entendimentos sanitários e regramentos atrelados ao avanço da vacinação – em Laguna a população com 18 anos ou mais já está recebendo a vacina – vão permitir que os torcedores possam acompanhar os jogos.

“A gente entra em campo com o intuito de trazer o título para a comunidade de Bentos que desde 1986 não é campeã. Com todos os cuidados, inclusive, a gente convida os torcedores e queremos levar novamente o título de maior torcida do amador da cidade”, comenta o diretor esportivo do América, Gusttavo Cardoso.

Os clubes e a prefeitura definirão na próxima semana um protocolo de normativas para garantir as medidas de prevenção ao novo coronavírus. “Estamos estudando um protocolo, onde cada clube vai jogar em seu campo. Mas só poderá entrar no estádio para ver um jogo o torcedor que estiver com documento de identificação e carteira de vacinação”, antecipa o diretor técnico Tadeu César, do Departamento Municipal de Esportes (DME). Termômetros digitais serão disponibilizados e o torcedor deverá usar máscara durante o período em que estiver no campo.

Notícias relacionadas