Baleias são avistadas em monitoramento aéreo

A equipe observou 52 pares de mãe com filhote, sete adultos e três subadultos da espécie.
Foto: Carolina Bezemat/SC Par Porto de Imbituba/Divulgação
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 976 visualizações,  4 views today

Mais de 110 baleias foram avistadas em sobrevoo de monitoramento feito, no domingo, 29, pela SC Par Porto de Imbituba, entre a região de Florianópolis e Torres. Desse montante de cetáceos, 93 eram francas. Em setembro de 2020, o sobrevoo registrou 30 baleias-francas na mesma área.

Segundo o programa de monitoramento, as principais áreas de concentração foram em Imbituba (50 baleias) e Garopaba (35 baleias). Laguna aparece com apenas seis baleias avistadas. A equipe observou 52 pares de mãe com filhote, sete adultos e três subadultos da espécie.

O próximo sobrevoo está previsto para novembro, no fim da temporada. “O segundo monitoramento aéreo superou as nossas expectativas. Fizemos todo o trajeto com boas condições de voo e visibilidade, avistamos baleias por todo o litoral centro-sul, mas a maior concentração ocorreu em Imbituba e Garopaba. O resultado foi muito bom, com um número consideravelmente maior em relação ao mesmo período do ano passado”, avalia Gilberto Ougo, coordenador técnico do Programa de Monitoramento do Porto.

Quantidade de baleias

  • Imbituba – 50 baleias
  • Garopaba – 35 baleias
  • Palhoça – 10 baleias
  • Laguna – 6 baleias
  • Passo de Torres – 5 baleias
  • Jaguaruna – 2 baleias

Previous
Next