Tubarão expõe obras de Zumblick e usa literatura e gastronomia para celebrar Anita

"É muito importante que fomentemos essa história de luta, de empoderamento e amor pela pátria, pois a história de Anita tem relação direta com a nossa própria história. Importante também ressaltar sobre a contribuição da colonização italiana em nossa região. Valorizar nossa tradição é de extrema importância, e difundir a memória e a trajetória de Anita Garibaldi significa solidificar o turismo histórico, cultural e cívico", frisa Carlos Zamparetti, presidente da Fundação Municipal de Cultura (FMC) de Tubarão.

Encerrou nesta sexta-feira, 28, a primeira etapa das comemorações do Bicentenário de Anita Garibaldi em Tubarão. Para celebrar a heroína catarinense, considerada ‘Mãe da Pátria Italiana’, a cidade azul preparou quatro meses de programação cultural.

Durante o mês de maio, a professora Adriana Medeiros deu vida à uma contadora de histórias, a Verdolina, que resgatou a trajetória guerreira. Anita nasceu em 1821, na localidade de Morrinhos, que pertencia à Laguna, mas hoje está em território tubaronense. O primeiro vídeo da série pode ser visto acima e os demais, acessados aqui.

“É muito importante que fomentemos essa história de luta, de empoderamento e amor pela pátria, pois a história de Anita tem relação direta com a nossa própria história. Importante também ressaltar sobre a contribuição da colonização italiana em nossa região. Valorizar nossa tradição é de extrema importância, e difundir a memória e a trajetória de Anita Garibaldi significa solidificar o turismo histórico, cultural e cívico”, frisa Carlos Zamparetti, presidente da Fundação Municipal de Cultura (FMC) de Tubarão.

As comemorações dos 200 anos de nascimento da heroína encerram em agosto, mês de seu aniversário. Até lá, a prefeitura programa a exposição temática das obras do artista Willy Zumblick (1913-2008), que pintou quadros inspirados em Anita, lançamento de livro sobre a história do antigo aeroporto municipal, bem como a promoção de sarau e concurso literário e festival gastronômico.

A conclusão das programações ocorrem em evento cerimonial às 10h, no Paço Municipal, em 30 de agosto. No começo da semana, como parte da contrapartida por fazer parte do convênio internacional para celebrar o bicentenário, Tubarão recebeu 40 livros sobre o projeto Dois mundos e uma rosa para Anita e deve fazer a distribuição, em breve, para a rede pública de ensino.

Programação para Tubarão

4, 11, 18 e 25 de junho – Exibição do longa-metragem Anita Garibaldi (Rolando Christian Coelho, 2016) para alunos das redes de ensino e público em geral, em evento que poderá ocorrer presencial ou online, conforme medidas de prevenção ao coronavírus.

5 a 30 de julho – Exposição temática das obras de Willy Zumblick, no museu Willy Zumblick, Centro. Com base nos decretos vigentes, esse evento pode ser presencial ou virtual.

24 de agosto, 10h – Abertura da Semana Cultural Anita Garibaldi, no memorial em Morrinhos.

25 de agosto, 14h30 – Sarau literário Anita Garibaldi, na praça Pery Camisão, Centro.

26 de agosto, 10h – Abertura da instalação dos figurinos do Musical Anita Garibaldi, no Centro Municipal de Cultura

26 de agosto, 19h30 – Lançamento do livro sobre o Aeroporto Anita Garibaldi, no Centro Municipal de Cultura

27 e 28 de agosto, 20h – Apresentação do espetáculo Anita Garibaldi, no teatro da arena multiuso Estener Soratto.

28 de agosto, 17h – Live com autoridades brasileiras e italianas (direto de Palermo) e aluna da Itália, no Espaço Versales

28 de agosto, 20h – Concurso literário da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, no Espaço Versales

28 de agosto, 20h – Festival gastronômico com pratos da região italiana onde Anita passou, no Espaço Versales

29 de agosto, 12h – Festival gastronômico com pratos da região italiana onde Anita passou, no Espaço Versales

30 de agosto, 10h – Cerimonial comemorativo no Paço Municipal

Notícias relacionadas