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Orientar & Fiscalizar: Diretoria de Portos e Costas (DPC) – Orientações de conduta ética para os Profissionais da Marinha Mercante (Parte 3)

Orientações que visam, prioritariamente, a contribuir na preparação dos futuros Profissionais do Mar nos diversos cursos de formação e, também, retratam o que a Autoridade Marítima Brasileira (AMB) espera dos Aquaviários.
Editoria de arte/DelLaguna

Orientações que visam, prioritariamente, a contribuir na preparação dos futuros Profissionais do Mar nos diversos cursos de formação e, também, retratam o que a Autoridade Marítima Brasileira (AMB) espera dos Aquaviários.

Esta publicação está disponível no site da Diretoria de Portos e Costas (https://www.marinha.mil.br/dpc/etica-na-marinha-mercante), para que o profissional mercante (Aquaviário) possa ter acesso sempre que for necessário.

Dos princípios da conduta ética do profissional aquaviário

Do objetivo, honradez e eficácia da profissão:

a) Os preceitos de conduta ética profissional têm alcance sobre os profissionais da Marinha Mercante, quaisquer que sejam seus níveis de formação, categorias ou especializações. A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência aos princípios morais são primados maiores que devem nortear o serviço a bordo, jamais desprezando o elemento ético de sua conduta;

b) Exercer as funções e tarefas com responsabilidade técnica e moral para a operação do navio, assegurando a vida humana no mar e a proteção do meio ambiente marinho;

c) A prática da profissão exige conduta proba, leal e responsável, com zelo no trato com os materiais e equipamentos, mantendo-se atualizado com as instruções e respeitando a hierarquia profissional; e

d) Exercer suas atribuições com eficiência e competência com os compromissos profissionais, munido de técnicas adequadas que asseguremos resultados propostos e a qualidade satisfatória nos serviços e observada a segurança nos seus procedimentos.


SerenidadeAções preventivas, individuais e coletivas, para neutralizar os efeitos do vírus, evitando informações que não conduzam à solução.

FirmezaDecisões assertivas, mantendo a máxima capacidade operativa para cumprir a missão e atuar em prol da sociedade.

Orientações que visam, prioritariamente, a contribuir na preparação dos futuros Profissionais do Mar nos diversos cursos de formação e, também, retratam o que a Autoridade Marítima Brasileira (AMB) espera dos Aquaviários.

Esta publicação está disponível no site da Diretoria de Portos e Costas (https://www.marinha.mil.br/dpc/etica-na-marinha-mercante), para que o profissional mercante (Aquaviário) possa ter acesso sempre que for necessário.

Atenção!!

Ao observar alguma situação que represente risco para a segurança da navegação, para a salvaguarda da vida humana no mar ou para a prevenção da poluição hídrica, procure a Capitania dos Portos, Delegacia ou Agência mais próxima de sua região clicando aqui.

Telefone emergencial da Marinha: 185

Pelo Ato nº 881, de 18 de fevereiro de 2008 da Anatel, foi autorizado o uso do Código de Acesso a Serviço Público de Emergência no formato “185”, para atendimento nos serviços prestados pela Marinha do Brasil, para atendimento da salvaguarda da vida humana no mar, com a designação de “Marinha – Emergências Marítimas e Fluviais”.

Contato:
Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna.
Telefone: (48) 3644-0196
Email: dellaguna.ouvidoria@marinha.mil.br.

Os artigos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Agora Laguna.

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