#SóAcho: Nosso respeito e admiração à todos que estão na linha de frente

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

MOMENTOS NO HOSPITAL: Em uma passagem por alguns minutos em frente a emergência do nosso hospital registrei esses momentos que parecem cenas só vistas em filmes. Uma das ambulâncias era da cidade de Rio Fortuna que aguardava talvez uma vaga para um paciente, a outra do SAMU, também trazendo mais uma senhora para receber atendimento. Tanto quem trabalha no transporte ou quem está na linha de frente merece nosso reconhecimento e aplauso.

UMA BOA NOTÍCIA nesse triste momento. O Ministério da Saúde voltou a credenciar oficialmente o Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos para receber recursos federais para a manutenção de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) voltada a atender pacientes com coronavírus. Segundo a deliberação, o hospital vai receber R$ 480 mil por mês para a manutenção do setor por mais três meses.

Divulgação

INFELIZMENTE ainda vamos continuar falando em pandemia. Nos últimos seis meses, dos casos confirmados e óbitos referentes ao coronavírus segundo o boletim epidemiológico da prefeitura de Laguna trazem os seguintes dados: setembro foram 306 casos confirmados e 3 óbitos; outubro foram 285 casos confirmados e 4 óbitos; novembro foram 654 casos confirmados e 12 óbitos; dezembro 1.224 casos confirmados e 12 óbitos; janeiro de 2021 foram 345 casos confirmados e 9 óbitos e em fevereiro foram 302 casos confirmados e 3 óbitos.

Foto: Elvis Palma / Agora Laguna

A TOQUE DE CAIXA fizeram a inauguração da atual sede da Secretaria Municipal de Saúde no bairro Magalhães, isso antes da antiga gestão deixar o governo, quase no último dia. Claro que tinham que aparecer vários problemas estruturais que foram relatados pela atual gestora da pasta, Gabrielle Siqueira, na Câmara de Vereadores, entre elas: parte elétrica inconclusa e com isso, o disjuntor desarma frequentemente, perdendo informações, documentos e equipamentos. Isso foi mais uma vergonha deixada como herança para a nova administração. Tem luz, mas não se pode ligar todas juntas, se ligar tem apagão.

FALANDO NA ANTIGA GESTÃO, a licitação feita nos últimos meses onde foi definida como ganhadora uma nova empresa de coleta de lixo vem causando transtornos quanto a esse serviço. Claro, que ainda é cedo, tirando poucos dias em que esse serviço vem sendo executado, porém esperamos que em breve volte à normalidade, pois hoje ninguém sabe com exatidão em que dia e que hora vai ser coletado. Com isso, a quantidade de reclamações, principalmente nas redes sociais só aumenta.

Foto: André Luiz/Agora Laguna

PODE VIR DA RÚSSIA a esperança de vacinação para os lagunenses de uma forma mais intensa, após a prefeitura de Laguna assinar essa semana uma carta de intenção para a compra de 30 mil doses da vacina russa Sputnik V. O documento foi assinado pelo prefeito Samir Ahmad (PSL) e fala em “enorme urgência pelos avanços devastadores da pandemia”. Já é um passo à frente, pois sabemos que a procura é grande e mostrar interesse nesse momento é muito importante.

Foto de arquivo: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

ILUMINAÇÃO DA NOSSA PONTE: Após anos de incertezas, a iluminação cênica da Ponte Anita Garibaldi ficará ligada de forma definitiva a partir da próxima segunda-feira, 8, data que também marca o início das comemorações dos 200 anos da heroína dos dois mundos. Um ato virtual vai registrar o acendimento das luzes dos estais da estrutura inaugurada em 2015, durante as obras de duplicação da BR-101 Sul em Santa Catarina. O evento virtual é organizado pelo Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita), de Laguna, e a CCR ViaCosteira, concessionária da rodovia BR-101 Sul entre Paulo Lopes e Passo de Torres. Devido às medidas de restrição referentes ao novo coronavírus, o ato não será aberto ao público e poderá ser acompanhado apenas pela internet.

FORAM SUSPENSAS as atividades na casa do povo até o próximo dia 12 de março. A justificativa do presidente e acatada pelos demais vereadores considera o nível gravíssimo que se encontra atualmente a matriz de risco na região da Amurel, além da recente contaminação por Covid-19 de dois vereadores e servidores. Como sempre, teve muitos comentários contrários a essa decisão.

TAMBÉM SUSPENSAS até o próximo dia 12 de março, os atendimentos presenciais na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Laguna. A medida foi anunciada também essa semana. A decisão ocorreu após quatro servidores testarem positivo e dois terem suspeita de contágio pelo novo coronavírus.

BOLETIM HOSPITALAR assustou nesta última quinta, 4, onde registrou cinco óbitos em decorrência de complicações do coronavírus nas últimas 24 horas. A situação é bem delicada e é necessário, além das intervenções dos governos (federal, estadual e municipal), que cada um faça a sua parte, infelizmente isso não vem acontecendo por parte de muitos.

DIA DE VACINAÇÃO: Acontece amanhã dia 06, uma nova etapa de vacinação contra a Covid-19 para quem não conseguiu agendamento. As vacinas serão aplicadas no Centro Cultural Santo Antônio dos Anjos, das 08h às 17h. Não esqueça, a faixa etária para receber as vacinas é para idosos de 80 anos ou mais. Lembramos que até o dia 4, conforme boletim da prefeitura, já foram vacinados 1.160 lagunenses.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

ELVIS PALMA – Funcionário público estadual, formado em administração de empresas e fotógrafo. Escreve às sextas-feiras, na coluna #SóAcho, com fatos e fotos da cidade de Laguna.

As informações e opiniões expressas no texto não representam o pensamento do Portal Agora Laguna.

Os artigos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Agora Laguna.

Previous
Next

Útimas Notícias

Previous
Next