Confira os nomes escolhidos para compor a nova administração de Laguna

Divulgação

Os nomes escolhidos para compor os cargos de primeiro escalão do futuro governo de Samir Ahmad (PSL) foram oficializados na última semana pelo novo prefeito. O Portal Agora Laguna reúne os nomes, com uma rápida apresentação da trajetória de cada um deles.

Secretaria da Assistência Social e Habitação

O cargo de secretário será ocupado pelo psicólogo Enivaldo Torres. Ele é psicólogo clínico há 22 anos e é efetivo da rede municipal com atuação em órgãos como os centro referenciais de assistência social (Cras e Creas), abrigo institucional e assessoria técnica.

Enivaldo Torres – Divulgação

Secretaria de Educação e Esportes

A função de secretária titular da pasta, será ocupada pela educadora Juliana Fagundes de Carvalho Luz. Ela atualmente é diretora da escola Elisabeth Ulysséa Arantes (Caic) e é especialista no ensino de ciências pelo IFSC, em Língua Portuguesa pela Faculdade Fucap e em gênero e diversidade na escola pela UFSC.

Juliana Fagundes de Carvalho Luz – Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Secretaria da Fazenda, Administração e Serviços Públicos

A função será ocupada pelo ex-servidor público estadual Salesio Honorato. Ela já ocupou o cargo de secretário da Fazenda por um ano em 1993, na gestão do ex-prefeito Jorge Tadeu Zanini (PP) e construiu carreira no setor tributário e contábil da Secretaria de Estado da Fazenda, onde atuou como analista por 30 anos.

Arquivo pessoal

Secretaria de Obras e Transportes

O cargo será ocupado pelo servidor público Marques Sandro Agostinho. Ele atua como motorista efetivo na Secretaria de Obras e entre os anos de 2013 e 2014 foi diretor do Departamento de Veículos da prefeitura, na gestão do ex-prefeito Everaldo dos Santos (hoje no PDT). Marques Sandro também responderá interinamente pela pasta de Pesca e Agricultura.

Marques Sandro Agostinho – Foto: Arquivo pessoal

Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Econômico e Social

A função continuará sendo ocupada pelo arquiteto Marcus Paulino Teixeira, que será o único nome do secretariado de Mauro Candemil (MDB) a permanecer na gestão. Ele é arquiteto e urbanista, e sócio-proprietário em escritório na cidade. Em 2013, atuou na equipe da Fundação Lagunense de Cultura e ingressou na secretaria de Planejamento há um ano.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Secretaria da Saúde

O cargo será ocupado pela servidora pública Gabrielle Siqueira. Formada em biologia e com especialização em micro-políticas do trabalho e gestão em Saúde, é funcionária efetiva da prefeitura de Laguna. Na secretaria, já atuou no setor de transporte, tratamento fora de domicílio, coordenadora, auditora e atualmente ocupa o cargo de analista técnico em controle e avaliação no setor de controle e avaliação.

Gabrielle Siqueira – Arquivo pessoal

Secretário de Turismo e Lazer

O cargo terá como titular José Mello Junior. Ele atua como consultor de empresas há mais de 20 anos, com passagens pelo Sebrae. É palestrante e tem formação nas áreas de hotelaria, turismo e desenvolvimento e econômico. Também é colunista do jornal O Correio e possui um espaço na Rádio Difusora de Laguna voltado ao meio empresarial.

José Mello Junior, em foto de arquivo. Divulgação/Facebook

Fundação Lagunense de Cultura

O cargo será ocupado por Vanere Rocha. Técnica em contabilidade e em transações imobiliárias, possui graduação em hotelaria e turismo. Atualmente é corretora de imóveis e voluntária do Instituto CulturAnita, sendo uma das Guardiãs de Anita. Trabalhou na Secretaria de Saúde e já chefiou gabinete na prefeitura de Laguna. É compositora musical e foi soprano no Coral Santo Antônio do Anjos.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Fundação Lagunense do Meio Ambiente

A função será ocupada por Aílton Bitencourt. Engenheiro civil e especialista em administração e finanças, foi secretário de Saúde e assessor de Planejamento e Meio Ambiente em Capivari de Baixo. Também foi vereador por dois mandatos (2008 e 2012) na cidade, pelo antigo PRB (hoje Republicanos). É palestrante e readtrainer de inteligência emocional, sendo coautor do livro Treinador Extraordinário.

Arquivo pessoal

Fundação Irmã Vera

O cargo será ocupado por Eurico Alves de Oliveira. Ele atua como gestor de pessoas. Assessor parlamentar do deputado estadual Felipe Estevão (PSL) na Alesc desde 2018, Oliveira foi presidente do Partido Liberal (PL) de Laguna entre os meses de abril e setembro deste ano.

Arquivo pessoal

Outros órgãos da prefeitura

Chefia de gabinete

A função será de Mário Ricardo Bongiolo. Servidor da prefeitura de Pescaria Brava, é síndico-administrador do condomínio residencial Anita e entrou na política por meio do PSL, como secretário da executiva municipal. Assumiu a presidência do partido após o presidente inicial Paulo Guimarães deixar o cargo por motivos pessoais e da renúncia do vice-presidente.

Defesa Civil

O cargo de coordenador do órgão será ocupado pelo bombeiro da reserva Paulo Sérgio Ribeiro e Silva. Ele tem 32 anos de experiência como militar e possui formação em cursos voltados à área de defesa civil.

Gerência de Comunicação (Gecom)

A função de gerente de Comunicação será ocupada pela jornalista Manuella Veiga. Ela é formada pela Unisul e tem passagens pela UnisulTV, RDC TV (Porto Alegre), TV Bandeirantes de Santa Catarina e Rádio Difusora.

Arquivo Pessoal

Guarda Municipal de Laguna

O cargo de comandante da corporação será ocupado por Douglas Marcelino. É guarda municipal há oito anos e já exerceu outras funções dentro do órgão, como diretor de trânsito. Tem formação em gestão de pessoas e pós-graduação em segurança pública, bem como possui cursos em outras áreas voltadas à segurança. Também é instrutor de tiro.

Procuradoria Municipal

Advogado com quase 40 anos de atuação na área do Direito, Erickson Silveira de Souza foi presidente da subseção de Laguna da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e um dos pioneiros a explorar o direito previdenciário no município. Tem se dedicado à estudar a implantação da lei de regularização fundiária (Reurb). Faz parte da executiva do PSL.