Celesc lança licitação para mover postes localizados em estrada, em Pescaria Brava

Há cerca de dois anos, a prefeitura de Pescaria Brava começou a pavimentar a estrada geral localizada entre Estiva e Sertão de Cima, mas a obra ficou conhecida devido à existências de postes da rede elétrica, muito próximos à via e alguns em localização que põe em risco os motoristas.

Em algumas curvas, os moradores já vivenciaram alguns acidentes. Um destes acontecimentos foi no segundo semestre deste ano, com uma motociclista ficando em estado grave de saúde.

Essa situação ganhou novos contornos na última quarta-feira, 23. As Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) abriram licitação para deslocar 78 postes. O prazo para receber as propostas é até dia 19 de janeiro de 2021, quando também vai ocorrer a abertura dos envelopes.

Prefeito do município, Deyvisonn de Souza (MDB) reconhece o perigo da situação e não poupa críticas à concessionária pela demora em fazer a mudança dos postes. “A Celesc demorou muito. Faz dois anos que estão enrolando para fazer essa obra. Lançaram por duas vezes a licitação, mas de uma forma errada. O presidente da Celesc pouco deu bola. Fiquei em todos os momentos insistindo para que isso acontecesse. Está perigosa a situação”, diz o chefe do Executivo.

O imbróglio foi resolvido após a reeleição do emedebista, que cobrou, por telefone, a realização da licitação ao governador do Estado, Carlos Moisés (PSL), uma vez que a companhia é uma empresa mista, pertencendo ao governo estadual. Souza acrescenta que após transferência da rede elétrica, é que a empresa executora da pavimentação será chamada para que a sinalização vertical e horizontal seja aplicada na pista.

Para alguns moradores, como Bruno Oliveira Santos, que usa a estrada todos os dias, apesar dos impasses a proximidade da conclusão da obra, classificada por ele como um “grande e imponente sonho”, é motivo de alegria. “Vivemos anos vendo nossas casas tomadas por poeira, nossos carros com diversas avarias em virtude da estrada de chão”, recorda uma cena que, agora, ficou no passado.”[Os postes] logo serão removidos dali, afinal os transtornos são temporários, os benefícios serão permanente”, pontua.

Edital

Os documentos do edital são encontrados neste link, buscando pelo número de referência 20/00860. O procedimento será realizado inteiramente pela internet no portal de licitações do Banco do Brasil.

Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

Notícias relacionadas