Veja quem são os candidatos a prefeito e vice em Laguna

Encerradas as convenções partidárias, Laguna já conhece seus candidatos a prefeito. O Portal Agora Laguna apresenta essa relação, trazendo a biografia com a trajetória dos nomes que se colocaram à disposição do eleitorado para a disputa de novembro.

Ao todo, serão seis candidatos a prefeito – pela primeira vez em oito anos não há mulheres disputando o cargo. Dos nomes apresentados, três são novos em disputas políticas e três estão participando pela segunda vez ou mais de um pleito eleitoral na cidade de Laguna.

Já para vice-prefeito, o cenário é quase semelhante, porém há duas mulheres concorrendo. Dois dos nomes apresentados são estreantes em eleições e quatro estão disputando pela terceira vez um cargo eletivo em pleito municipal. Ao menos 117 candidatos devem ser apresentado para concorrer às 13 cadeiras existentes no Poder Legislativo local.

As eleições eram para acontecer em outubro, mas foram adiadas para o mês seguinte devido à pandemia. Laguna não tem segundo turno, e portanto, os eleitores irão às urnas apenas uma vez, em 15 de novembro.

Confira as chapas (organização em ordem alfabética por coligação, e após, por chapa pura):

  • Coligação A mudança que Laguna quer (DEM/Republicanos): A chapa é liderada por Peterson Crippa (DEM), como candidato a prefeito, e por Zeno Alano Vieira (Republicanos) como vice. A dupla aliança terá 23 vereadores (10 pelo Republicanos e 13 pelo DEM).
  • Coligação Laguna pode mais (PSL/PSDB/PSD/PRTB): Liderada por Samir Ahmad (PSL), como candidato a prefeito, e por Rogério Medeiros (PSDB), vice, a chapa tem ao menos 51 candidatos ao Legislativo definidos (20 pelo PSL, 13 pelo PSDB, 12 pelo PSD e seis pelo PRTB).
  • Coligação Laguna tem pressa (Solidariedade/PT): A chapa é liderada por Pedro Paulo Alves (Solidariedade), como candidato a prefeito, e por Tanara Cidade de Souza (PT), vice. Juntos, os dois partidos pretendem lançar nove candidatos ao Legislativo (três pelo Solidariedade e nove pelo PT).
  • Coligação Transforma Laguna (PL/Cidadania): Liderada por Evandro Farias (PL), como candidato a prefeito, e Luís Everton Rodrigues (Cidadania), vice, a chapa pretende lançar um total de 26 vereadores (10 pelo PL e 16 pelo Cidadania).
  • Movimento Democrático Brasileiro (MDB): Tem pela frente o desafio de tentar se manter no governo após oito anos. O partido não apresenta coligação e formou a dupla Mauro Candemil e Thiago Duarte para concorre a reeleição. Um total de 11 vereadores serão lançados
  • Partido Social Cristão (PSC): O partido vai para sua segunda disputa como chapa pura. A legenda escolheu Gilberto Sousa, como candidato a prefeito, e Ariadna Crispim de Andrade como vice. O partido deve ter sete candidatos a vereador.

Conheça os candidatos a prefeito

Evandro dos Passos Farias (PL)

Policial militar atuante no 28º Batalhão desde 2003, atuou como gestor dos programas de monitoramento Rede de Vizinhos e Estudante Cidadão. Evandro Farias tem formação em Engenharia de Pesca e especialização em Gestão e Planejamento de Cidades. Por ser militar na ativa, teve sua primeira filiação consolidada no PL no dia da convenção, sendo que essa inscrição será extinta após a eleição.

Seu nome chegou a ser cogitado no PRTB, que buscava um nome junto à área da segurança, e havia a expectativa que se filiasse ao Cidadania, onde buscou abrigo após ter sido removido dos planos do PL no começo do ano. Voltou à legenda liberal há poucos dias, atendendo a um pedido do senador catarinense Jorginho Mello. Tem como vice, o professor de capoeira Luís Everton Rodrigues.

Evandro Farias em entrevista ao Agora Laguna

Gilberto Sousa da Silva (PSC)

Carcinicultor, pai de quatro filhos e atualmente cursa gestão pública. Gilberto Sousa é vice-presidente da Associação Catarinense de Carcinicultores (Acaq).

Chegou a ser comodoro do Iate Clube, no começo da década de 2000. Foi filiado ao PSL até 2018 e ingressou no PSC em outubro de 2019, se tornando presidente da sigla. Essa é a primeira eleição que ele irá disputar.

Gilberto Sousa, em entrevista ao Agora Laguna

Mauro Vargas Candemil (MDB)

Engenheiro eletricista, Mauro Candemil é filiado desde os anos 70 ao MDB. Disputou três eleições municipais: em 1996 e 2008, não sendo eleito, e em 2016 conquistou a cadeira do Executivo. Em 1990 e 1994 foi candidato a deputado estadual e ficou na suplência, chegando a assumir na Alesc por algumas oportunidades.

Ocupou o cargo de secretário regional na extinta ADR de Laguna por duas oportunidades entre 2006 e 2016. Foi presidente do diretório municipal do MDB por algumas vezes e coordenou várias campanha do partido na cidade. É o atual prefeito de Laguna e tem como vice Thiago Duarte.

Mauro Candemil em entrevista ao Agora Laguna

Pedro Paulo Alves (Solidariedade)

Natural de Tubarão, Pedro Paulo Alves é o quinto de uma família de oito filhos. Empresário do ramo da construção civil, entrou para esse ramo após servir por dois anos ao Exército na cidade natal.

Abriu sua primeira empresa em Laguna no ano de 1994 e a segunda veio três anos depois, também no município. Tem como vice Tanara Cidade de Souza (PT).

Pedro Paulo Alves em entrevista ao Agora Laguna

Peterson Crippa da Silva (DEM)

Peterson Crippa é jornalista e disputou duas eleições antes de ser eleito: 2008 (a vereador pelo antigo PRB) e 2012 (para o mesmo cargo, pelo PP). Conseguiu se eleger em 2016 pelo atual Progressistas, mas antes tinha assumido na condição de suplente por algumas oportunidades a cadeira de vereador.

Foi secretário-adjunto de Turismo e Lazer entre 2009 e 2010 no segundo mandato de Célio Antônio (PT) e de Planejamento, Urbanismo e Habitação entre 2013 e 2014, no governo de Everaldo dos Santos. Como empresário, foi um dos fundadores do Núcleo Jovem Empreendedor da Acil e um dos re-ativadores da Associação de Hotéis do Mar Grosso. Tem como vice Zeno Alano Vieira (Republicanos).

Peterson Crippa em entrevista a Agora Laguna

Samir Ahmad (PSL)

Samir Ahmad, 53 anos, é natural da cidade de Lauro Muller e reside em Laguna desde a década de 1990. Empresário do ramo de cama, mesa, banho e vestuário, foi presidente da Acil e atualmente é vice-presidente da CDL e do SindiLojas, além de ser administrador da Rádio Difusora.

É formado em Marketing. Entrou para o meio político em 2016, concorrendo pela primeira vez em uma eleição municipal pelo PP, não sendo eleito.

Samir Ahmad em entrevista ao Agora Laguna

Conheça os candidatos a vice

Ariadna Crispim de Andrade (PSC)

Com 39 anos de idade, Ariadna Andrade (PSC)é empresária e atualmente gere um mercado em Laguna. Foi servidora por quatro anos e meio da prefeitura municipal, atuando na área da Saúde. Antes de ingressar no PSC em fevereiro, teve filiação no MDB, mas nunca disputou uma eleição.

Ariadna Andrade em entrevista ao Agora Laguna

Luís Everton Rodrigues Fernandes (Cidadania)

Já o vice é Luís Everton Rodrigues Fernandes (Cidadania). Professor de capoeira há 32 anos, ele também atua como educador social. Profissionalmente, já atuou como laminador em uma empresa multinacional em Joinville, mas deixou a maior cidade do estado para voltar à terra natal.

Lecionou lições de capoeira nos programas sociais Mais Educação (da rede estadual de ensino em Laguna) e no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). Foi presidente da Associação de Surfe de Laguna (ASL) por quatro anos e já contribuiu com a Acustra e com o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) da cidade. Faz parte do grupo capoeirista Caravelas Negras.

Luís Everton em entrevista ao Agora Laguna

Rogério Medeiros (PSDB)

Líder religioso com formação acadêmica em Gestão Ambiental, Rogério Medeiros tem 52 anos de idade e é um dos fundadores da Associação Mão Amiga de Terapia e Recuperação, em Barbacena. Analista técnico em Gestão e Promoção da Saúde e chegou a ter atuação na Vigilância Sanitária estadual a partir da antiga SDR de Laguna.

Entrou para a vida política em 2012, se elegendo vereador pelo então PMDB. Quatro anos se filiou ao PP e conseguiu se reeleger para um segundo mandato. Entrou para o PSDB em março deste ano.

Rogério Medeiros em entrevista ao Agora Laguna

Tanara Cidade de Souza (PT)

Formada em Direito, Tanara Cidade de Souza foi presidente da Fundação Irmã Vera nos primeiros anos do governo Célio Antônio (2005-2012) e assumiu, na mesma gestão, as secretarias da Saúde e de Assistência Social. Chegou a ser nomeada presidente da Fundação Municipal de Saúde de Tubarão, no governo de Olávio Falchetti (2013-2016) e permaneceu no cargo entre 2014 e 2016.

Em 2019, administrou a Assistência Social por alguns meses na gestão de Mauro Candemil, sua saída aconteceu em meio à uma polêmica virtual. Na política, Tanara Cidade concorreu pela primeira vez ao Legislativo em 2004 e não foi eleita. Em 2008, conquistou a cadeira na Câmara, mas só assumiu a função em 2012. Disputou a majoritária como candidata a prefeita em 2012 e em 2016, mas não conseguiu se eleger.

Tanara Cidade em entrevista ao Agora Laguna

Thiago Alcides Duarte (MDB)

Thiago Duarte entrou para a vida pública em 2012, se elegendo vereador pela primeira vez e conseguindo se manter no mandato quatro anos depois.

Duarte também é produtor rural com atuação na região do Distrito de Ribeirão Pequeno e tem formação acadêmica na área do Direito.

Thiago Duarte em entrevista ao Agora Laguna

Zeno Alano Vieira (Republicanos)

Zeno Alano Vieira é natural de Lauro Muller e reside em Laguna há mais de 40 anos. Cirurgião com atuação no hospital de Laguna e comodoro do Iate Clube por duas vezes, se filiou pela primeira vez em 1982, ingressando no então PMDB. Concorreu como vice-prefeito na chapa vitoriosa de Nelson Abraham Netto na eleição de 1988.

Deixou o partido tempos depois e em 1990 concorreu a deputado estadual pelo PDT e em 1992 a prefeito, sem ser eleito nas duas oportunidades. Em 2016, chegou a ter seu nome cogitado como candidato pelo PMDB à sucessão de Everaldo dos Santos, que não foi adiante.

Zeno Alano em entrevista ao Agora Laguna

Notícias relacionadas