Laguna descarta três suspeitas e faz nova notificação ao Lacen

Os números atualizados de Laguna neste domingo, 14, apontam que a cidade tem até o momento, 21 pacientes que aguardam pelo resultado das análises das coletas encaminhadas ao Laboratório Central (Lacen) de Santa Catarina, para saber se estão ou não com o novo coronavírus. Nas últimas 24 horas ocorreram o descarte de três suspeitas e a notificação de uma nova.

Ao todo, 29 pacientes contraíram o vírus, e 19 já são considerados curados. Já são quatro dias que a cidade não recebe resultados do laboratório. Na última quinta-feira, 11, o órgão divulgou que está em falta um dos reagentes necessários para o exame que detecta o novo coronavírus, o que está causando o represamento de cerca de 1 mil testes em Santa Catarina.

Segundo a diretora do órgão, Marlei Pickler Debiasi dos Anjos, essa falta começou no início da semana e é temporária. Para a realização do exame, são dois kits diferentes: um de detecção e outro de extração do RNA do vírus, o que está em falta.

“Estamos priorizando a testagem de casos graves e pacientes internados com o que ainda temos. Já casos leves, com poucos sintomas ou assintomáticos estão sendo deixados para fazer depois, quando o insumo chegar”, diz Marlei.

Após vários dias, a cidade recebeu dois laudos do laboratório descartando mais duas suspeitas – o terceiro descarte foi por meio de testagem rápida. Atualmente, há 10 pessoas com o vírus ativo em Laguna, que fazem tratamento domiciliar, à espera de ganharem alta desse período de isolamento.

  • um homem do Magalhães, entre 35 e 45, confirmado em 1º de junho
  • um homem do Mar Grosso, entre 35 e 45, confirmado em 1º de junho
  • um homem de Morro Grande, 50, confirmado em 3 de junho
  • um homem de Cabeçuda, 56 anos, confirmado em 4 de junho
  • uma mulher de Cabeçuda, 42 anos, confirmada em 4 de junho
  • uma mulher do Magalhães, 46, confirmada em 5 de junho
  • um homem do Centro, 53, confirmada em 5 de junho
  • dois homens do Farol de Santa Marta, ambos 29 anos, confirmados em 6 de junho
  • uma mulher da Vila Vitória, 36, confirmada em 6 de junho.

SC: Estado tem 13,3 mil casos confirmados; mais da metade estão curados

Já são 13.360 casos confirmados de coronavírus em Santa Catarina, segundo informou o governo catarinense neste domingo, 14. Deste total, 9.430 pacientes já estão recuperados e 3.735 permanecem em acompanhamento.

O novo coronavírus já causou 195 mortes no estado desde o início da pandemia. Esses números colocam a taxa de letalidade em 1,46%. Os óbitos mais recentes são de dois homens: um de 81 anos, de Agrolândia, e o outro de 83, de Rio do Sul. Apenas um apresentava comorbidades, mas ambos eram de grupos de risco devido a idade.

São 238 municípios com pelo menos um caso confirmado, número que permanece inalterado em relação ao dia anterior. No topo está Chapecó, que contabiliza 1082 casos, seguida por Concórdia (1018), Itajaí (922), Florianópolis (911), Blumenau (786), Balneário Camboriú (609), Joinville (571), Criciúma (461), Navegantes (302) e Palhoça (299).

Brasil

O Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, alcançou 867.624 casos confirmados do novo coronavírus no país. 388.492 estão recuperados, 435.800 estão em acompanhamento e houve o registro de 43.332 mortes.

Divulgação/PML

Notícias relacionadas