55 anos de um ‘namoro sem compromisso’ recheado de amor, amizade e parceria

Reciprocidade e muita amizade, são as receitas para o “namoro sem compromisso” do odontólogo Márcio José Rodrigues e da professora Maria da Graça Duarte Rodrigues estar completando 55 anos. Toda a história do romance iniciou nos idos de 1965 e depois de tanto tempo, o carinho e o respeito que ambos têm permanece o mesmo. Parte dessa história, resumida, é contada pelo Portal Agora Laguna neste dia 12 de junho, data que marca o Dia dos Namorados.

“Eu era um dos componentes antigos do Bola Preta e o cordão estava fazendo suas fantasias para desfilar nos bailes principalmente do Congresso, Blondin e 3 de Maio. Nesse trabalho de desenhar as fantasias, nós usamos a sala da casa da dona Turqueza Duarte, que fica em frente à biblioteca, e que só nos emprestou porque a filha Gracinha, era a rainha do Bola Preta já pelo terceiro ano consecutivo”, lembra Márcio.

Entre um corte aqui e uma costura ali, o dentista começou a se apaixonar pela rainha do cordão carnavalesco. Mas não foi tão fácil assim conquistá-la. “O Carnaval passou e eu disse que ela seria minha namorada. Mas nem um sorriso, nada”, conta. Eles se encontraram um dia no jardim em frente à matriz. Márcio, que se autoproclama Barão de Lagoa Preta, cumprimentou a pretendente e, apesar de esperar o não, a conversa fluiu e evoluiu para um namoro, pouco antes de uma festa de Santo Antônio.

O casamento aconteceu três anos depois, com o casal superando e crescendo de pouco em pouco. “Trabalhamos toda vida sempre juntos”, resume a educadora. Os filhos Marco Antônio, Ana Cláudia, Ana Cristina e Márcio Filho vieram depois. O quarteto sempre recebeu apoio dos pais, que nunca deixaram que educação faltasse em casa. A prole seguiu pelos caminhos do direito e da medicina.

Arquivo pessoal

Amizade, 55 anos depois

“O amor ainda é o mesmo com muita amizade, muita tolerância. A gente se ama muito, somos parceiros, tudo fazemos juntos e se Deus quiser será assim por muito tempo. Essa amizade e compreensão foi o que mais me marcou nesses 55 anos. Agradeço muito, também, pela riqueza que a gente tem que são os nossos filhos”, revela Graça.

Mais conhecida como Gracinha, ela tem como marca característica um sorriso sempre alegre – uma qualidade intrínseca ao seu nome. Cozinheira de mão cheia, ganhou destaque no ano passado ao participar de uma reportagem exibida no programa ‘Mais Você’, da Rede Globo. Mas não foi só pela comida deliciosa que Márcio se apaixonou.

“A Gracinha é uma mulher muito fina e educada. Uma pessoa extremamente companheira. Existem três sentimentos”, define ele. O elogio é retribuído pela educadora: “O Márcio é uma pessoa muito correta, amável, querida e religiosa que eu admiro muito é um ‘parceirão’”, devolve ela.

Na manhã desta quinta-feira, 12, Márcio José Rodrigues, que é escritor, brincou que o casal está em um “namoro sem compromisso” que já dura 55 anos. “Acreditem, depois de 100 dias isolados ainda não brigamos uma só vez, porque eu sou um cara muito bacana. Ontem à noite, noite fria, por sinal, dividimos uma pizza com um vinho Merlot para aquecer o romance”, escreveu. A postagem rendeu mais de cem comentários elogiando o casal.

A reportagem do Portal Agora Laguna questionou ao casal, qual mensagem deixariam. Graça, mais tímida, deixou para o marido expor o recado: “O amor é interessante pois consegue abrigar a amizade e a paixão juntos. A amizade desenvolvida entre o casal é fundamental para que o amor sobreviva”, pontua.

Filhos comemoram

Agora Laguna não ouviu apenas o casal protagonista desta história. Os frutos do casamento de Márcio e Graça também foram procurados pela reportagem e em vídeo falaram de como enxergam o exemplo que vem de casa.

“55 anos de namoro, que bonito, maravilha, que exemplo. Sou testemunha que vocês sempre comemoram esse anos de união, amor, paciência, perseverança e tenho certeza que vale a pena. O exemplo me mostrou que vale a pena”, agradeceu Marco Antônio. “O viver um dia de cada vez, sempre com companheirismo, amizade, respeito, e buscando compartilhar todos os momentos bons e ruins, sempre se apoiando um ao outro foi o segredo desse casal”, acrescentou a filha Ana Christina.

“Eles se amam mesmo com todos defeitos que podem ter e isso é o mais inspirador”, pontuou Márcio José Rodrigues Filho.

Notícias relacionadas