Udesc Laguna abre concurso para receber de alunos e egressos propostas para enfrentamento do coronavírus

Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

Até 29 de abril, estudantes e egressos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Laguna, podem se inscrever em concurso lançado na segunda-feira, 13, pelo centro de ensino para recebimento de ideias para enfrentamento do novo coronavírus (Sars-CoV-2).

A iniciativa foi criada pelo professor Ravi Motta Stoutz e desenvolvida em conjunto por um grupo de professores da unidade, e vai selecionar ideias e propostas de projetos emergenciais para contribuir nas ações de combate à pandemia. O objetivo é dar voz à criatividade para promover novas ideias colaborativas. O edital pode ser acessado aqui.

“O propósito é unir nosso conhecimento, reflexões e ideias para criar propostas em benefício do bem comum e que dizem respeito ao nosso campo de estudo e trabalho”, descreve a professora Carolina Stolf Silveira.

Segundo a Udesc, para participar, os alunos têm que apresentar propostas nos âmbitos privado, público-privado ou público, que possam ser aplicados nos municípios e nas microrregiões de Santa Catarina.

As inscrições são feitas através de e-mail (concursoprojetosemergenciais@gmail.com), com a informação dos nomes dos participantes, categorias do trabalho a ser desenvolvido e e-mail para contato. Os trabalhos, por sua vez, devem ser submetidos até dia 30, por este site.

Categorias

De acordo com a universidade, as propostas devem estar relacionadas a pelo menos uma das cinco categorias estabelecidas no edital para elaboração dos trabalhos: habitação temporária; hospital de campanha ou centro de triagem para hospitais; instalação sanitária pública; adequação de espaços internos (comerciais, serviços ou institucionais); e ilustração conceitual sobre a temática.

Elaboração e avaliação

As propostas podem ser feitas de maneira individual ou em grupos com até seis participantes. Trabalhos em grupos devem levar em conta a possibilidade de desenvolvimento das atividades a distância, de forma remota, para respeitar a recomendação de distanciamento social.

A avaliação será feita pela comissão julgadora entre 30 de abril e 7 de maio, e os resultados serão divulgados em 8 de maio. Os participantes receberão certificados de participação emitidos pela Udesc Laguna e poderão ter a atividade computada como créditos complementares.

Os vencedores de cada categoria ganharão kits de livros doados e organizados pelos professores. Outras informações a respeito do concurso podem ser obtidas pelo e-mail de inscrição.

Notícias relacionadas