Lacen descarta oito casos suspeitos de coronavírus em Laguna

Divulgação

A prefeitura de Laguna informou nesta quarta-feira, 29, que o Laboratório Central (Lacen) descartou oito casos suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus. Seis novos casos foram notificados e a cidade está com sete pessoas aguardando resultado de exame.

O município segue com dez pessoas com diagnóstico positivo para Covid-19 e destas, oito são consideradas curadas conforme as indicações do Ministério da Saúde. Laguna já fez 114 notificações, através da Vigilância Epidemiológica, sendo que ao todo, 97 foram descartadas.

Recentemente, a prefeitura também divulgou que o centro de triagem do coronavírus, agora sediado na unidade de saúde do bairro Esperança, já atendeu 311 pacientes com sintomas respiratórios, desde que começou a funcionar no dia 19 de março, somando os casos atendidos no bairro Progresso.

Dados estaduais

Também nesta quarta, o governo do Estado informou que há 2.085 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em solo catarinense. O dado foi divulgado em entrevista coletiva.

No boletim divulgado, São Bernardino e São Martinho passaram a figurar na lista dos municípios que têm pelo menos um caso confirmado, que agora tem 122 cidades. Na relação, Florianópolis aparece no topo com 336 casos. Blumenau (200), Joinville (173), Criciúma (119), Braço do Norte (94), Balneário Camboriú (93), Itajaí (86), Camboriú (68) e Concórdia (62), aparecem na sequência.

Segundo o governo, a Covid-19 já matou 46 pessoas no estado desde o início da pandemia. Os registros mais recentes são de dois homens moradores das cidades de Concórdia e Ituporanga, de 46 e 61 anos, respectivamente. Ambos faziam parte dos grupos de risco.

O estado tem hoje, 91 pacientes internados nas redes pública e privada em leitos de unidade de terapia intensiva (UTI), entre casos confirmados de infecção por coronavírus (64) e suspeitos (27). Atualmente, o Estado está com 403 leitos de UTI reservados para pessoas com Covid-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A ocupação é de 13,9%. A recuperação evoluiu bem para 192 pacientes que deixaram a UTI e foram para leitos de enfermaria.