Em boletim divulgado à imprensa na noite desta quinta-feira, 19, o secretário de Saúde de Pescaria Brava, Henrique Souza, informou que os casos suspeitos de contágio por novo coronavírus (Covid-19) registrados no dia anterior estão descartados. Com o anúncio, a cidade não tem casos em análise até o momento.
“A Gerência Regional de Vigilância Epidemiológica de Tubarão entendeu que esses casos suspeitos de ontem não estavam no critério de grupo de risco e não levaram para análise do Lacen [Laboratório Central]. Mas a gente continua monitorando essas pessoas e pedindo que fiquem em isolamento”, explica Souza.
O secretário frisa a importância de as pessoas cumprirem às recomendações das autoridades de saúde e que atendam aos decretos do poder público municipal e estadual, obedecendo aos períodos de quarentena.
Pacientes gripais em isolamento
No município de Pescaria Brava, desde segunda-feira, 16, a cidade está desenvolvendo ações de prevenção e controle ao coronavírus, com todas as unidades de saúde atendendo normalmente. Para a triagem de possíveis casos de Covid-19, que são pacientes com sintomas gripais, acontece no Km-37.
“Essa precaução aconteceu para não deixarmos esses pacientes suspeitos de coronavírus com outros que não tem a doença”, explica Souza. Todos os profissionais de saúde receberam itens de prevenção para evitar contágio.
Desde o início da triagem, já foram atendidas quase 90 pessoas que chegaram à unidade com algum sintoma gripal. Até agora, segundo os dados da secretaria municipal, apenas seis tiveram orientação de ficarem isolados em casa por ao menos 14 dias.