PMSC dá dicas de segurança para os foliões

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) irá iniciar mais uma Operação Alegria, que será desenvolvida em todo Estado, entre os dias 21 e 26 de fevereiro. Para isso, a instituição já está organizada para ações diretas de planejamento e execução, que demandam o emprego direto do policiamento para a garantia da ordem pública nos dias de folia.

Neste ano, a Operação Alegria está contida no período da Operação Verão 2019/2020 (3ª Fase). Com o objetivo de proteger as pessoas a PM irá desenvolver a operação em todo o território catarinense.

As ações principais visam coibir o porte ilegal de armas de fogo, a posse e o comércio de drogas, a venda de bebidas alcoólicas em desacordo com a legislação e a condução de veículos em via pública sob efeito de álcool ou substâncias psicoativas.

Além do efetivo existente de cada região, serão disponibilizados para a Operação Alegria 2020 um reforço de efetivo de cerca mil policiais, que serão distribuídos entre os municípios com o maior número de eventos e aglomeração de foliões.

O objetivo é proporcionar segurança ao cidadão, preservando a ordem pública por meio de ações de Polícia Ostensiva, integrada com a sociedade e visando o pleno exercício da cidadania.

O efetivo será empregado de acordo com as necessidades operacionais, a critério dos comandantes das Regiões Policiais Militares de todo o Estado.

Foto: Divulgação/PM Laguna

Dicas de segurança para o Carnaval

PMSC cidadão e celular

O primeiro quesito de segurança começa antes de ir para as festas de carnaval. O cidadão pode baixar no telefone celular o aplicativo PMSC Cidadão, disponível para Android e IOS. Com ele, terá mais uma ferramenta para acionar a Polícia Militar. O App pode gerar uma ocorrência diretamente com a Central de Emergência da PMSC. Seja morador de Santa Catarina ou turista, basta preencher um cadastro e você poderá indicar exatamente o local onde precisa da Polícia Militar.

Já que falamos de telefone celular, este é o principal objeto furtado e roubado nesse período, principalmente em grandes aglomerações. Assim, ao transportar seu telefone, evite deixá-lo à vista de criminosos. No bolso de trás da calça, na bolsa aberta ou em cima da mesa do bar são pontos vulneráveis. O que o ladrão não vê, não pode querer.

Caso tenha o aparelho furtado, não esqueça de registrar imediatamente a ocorrência. Após isso, você pode tentar localizar o aparelho de acordo com o sistema operacional. Quem utiliza o sistema da Google, por exemplo, pode acessar o “Encontre meu Dispositivo” e ver a localização exata do aparelho.

Se não conseguir reaver o telefone, bloqueie o IMEI do celular. Para isso, é necessário ter o número do IMEI. Para ter acesso, digite *#06# no telefone e grave em um lugar seguro em casa. Após, entre em contato com a sua operadora e forneça o IMEI e número do boletim de ocorrência. Dessa forma, o telefone será bloqueado e não poderá mais ser utilizado.

O que levar

Outra dica importante é sair de casa com o mínimo de dinheiro ou cartões. Leve a carteira de motorista, ou RG, e evite documentos que não irá utilizar, como CPF e título de eleitor. Em caso de perda da carteira, você evita de refazer a 2ª via de diversos documentos. Em caso de furto, estelionatários podem usar seus registros para aplicar golpes.

Crianças

Para quem vai pular o Carnaval acompanhado dos pequenos, não esqueça de colocar uma identificação nas crianças. Pode ser um adesivo no peito ou uma pulseira contendo o nome do responsável e um telefone para contato.

Ingressos

Outra situação que também causa transtornos é a venda de ingressos falsos, principalmente em cidades com desfiles ou grandes eventos particulares. Compre-os sempre nos locais oficiais e evite comprá-los de “cambistas”.

Importunação sexual

Um recado especial para as mulheres. Carnaval é uma época de alegria e paqueras, mas o respeito deve sempre prevalecer. Se alguém lhe importunar, seja segurando no braço ou tentando forçar uma situação que você não quer, acione imediatamente a Polícia Militar. Importunação sexual é crime, com pena de 1 a 5 anos de reclusão.

Bebida e direção

O deslocamento de ida e volta das festas também é um fator delicado de segurança. O clássico “se beber não dirija” nunca sai de moda! Além do táxi, algumas cidades dispõem também de aplicativos de transporte. A PMSC irá reforçar as operações Lei Seca no período para garantir a segurança das vias.

Por fim, como esse é uma período de festa e descontração, muitas pessoas irão para os mesmos lugares, o que gera trânsito, demora no deslocamento e lentidão nas vias. Então, seja paciente, prudente e respeite as regras de trânsito. Não estacione em locais proibidos e não bloqueie o trânsito para aquela “paradinha rápida”. E também não fure filas.

Notícias relacionadas