Caputera se prepara para a Festa de Santa Bárbara

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 12,776 visualizações,  16 views today

Os devotos de Santa Bárbara, considerada protetora quando há tempestades, raios e trovões, iniciam nesta quarta-feira, 4, as celebrações em honra à padroeira do bairro Caputera, na região Norte do município de Laguna. A programação é iniciada com carreata pelas ruas da comunidade.

A padroeira do bairro nasceu em Nicomédia, Ásia Menor, no século III, sendo pertencente à uma família de relativa posição social. Seu pai, Dióscoro, diante de seus possíveis especiais dotes de beleza e inteligência, depositava nela esperanças em vista de um casamento honroso.

Mas Bárbara se mostrou indiferente ao desejo de seu pai, que a ameaçou-a com torturas e, finalmente, denunciou-a ao prefeito da província, Martiniano. Ela foi condenada a morte e perdeu a vida pelas mãos de Dióscoro, que logo após ter praticado seu hediondo crime, se gerou tempestade e, atingido por um raio, caiu morto. A Igreja Católica relembra a mártir em 4 de dezembro, quando ocorre sua festa litúrgica.

Programação

04 de dezembro – Quarta-feira – Abertura
  • 19h15 – Carreta saindo da residência do casal de festeiros Marcos e Marisa
  • 20h – Santa missa presidida pelo padre Maxwuel do Divino Oleiro. Canto: Ministério Unidos da Cruz. Liturgia: Irmandade Santa Bárbara. Padrinhos: Comunidade de Perrixil e grupos da Renovação Carismática Católica (RCC).
05 de dezembro – Quinta-feira
  • 20h – Santa missa presidida pelo padre Auricélio Costa, que trará relíquia da beata Albertina Berkenbrock. Canto: Ministério da Comunidade. Liturgia: Comunidade da Guaiuba, de Imbituba. Padrinhos: Apostolado de Oração da Região.
  • Após celebração, show com o Ministério de Música de Crianças.
06 de dezembro – Sexta-feira
  • 20h – Santa missa presidida pelo padre Lino Brunel. Canto: Ministério de Música e Grupo de Jovens. Liturgia: Grupo de Jovens de Caputera. Padrinhos: Grupo de Jovens da Região.
07 de dezembro – Sábado
  • 19h15 – Transladação da imagem da padroeira, saindo da residência do casal de festeiros Sandro e Adriana.
  • 20h – Santa missa presidida pelo padre Carlos Henrique, da Paróquia de Magalhães. Canto: Guardiões da Fé. Liturgia: Movimento de Irmãos de Cabeçuda. Padrinhos: Movimento de Irmãos do Centro.
  • Após celebração, sorteio de rifa e tradicional bingão.
08 de dezembro – Dezembro – Encerramento
  • 10h – Procissão saindo da residência do casal Gilmar e Fernanda, na rua Paulo Carneiro
  • 10h30 – Missa festiva presidida pelo padre Lenoir Steiner Becker. Canto: Coral Santa Bárbara. Liturgia: a cargo da comunidade.
  • Meio-dia – Tradicional almoço e após tarde dançante com a banda Som Brasil.

Todas as noites haverá serviços de bar e cozinha. 

Notícias relacionadas

Previous
Next