Calor e temperaturas altas no fim de semana

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Depois de uma sexta-feira temperaturas mais agradáveis, o final de semana volta a ser marcado com temperaturas elevadas e muito calor na região. Segundo a Epagri/Ciram, neste sábado e domingo, as temperaturas podem chegar aos 35°C em Laguna.

De acordo com a Defesa Civil do estado, rajadas de vento de intensidade moderada (entre 45 e 65 km/h) serão registradas para a região do litoral Sul, neste sábado, 14. A partir da tarde, áreas de instabilidades podem surgir e ganhar força devido ao aumento de umidade e temperaturas mais elevadas, assim, há a possibilidade de temporais isolados entre a tarde e noite de hoje, principalmente, nas regiões do Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste, acompanhados de raios e não se descarta a possibilidade de queda de granizo e rajadas de vento pontualmente fortes. Ressalta-se que, por se tratar de uma chuva mal distribuída, muitos municípios podem passar sem a ocorrência de precipitação.

Ainda segundo a previsão, a partir do meio da tarde deste domingo, temporais isolados, com chuva localmente forte, rajadas de vento acima de 60 km/h e granizo devem ser registrados por conta do forte calor, além de uma frente fria em formação no Rio Grande do Sul, deslocando-se por Santa Catarina na próxima segunda-feira, 16.

Em Laguna

Sábado: mínima de 16ºC e máxima de 35ºC – Sol com algumas nuvens e pancadas de chuva à tarde;
Domingo: mínima de 17ºC e máxima de 33ºC – Sol com algumas nuvens e pancadas isoladas de chuva;
Segunda: mínima de 18ºC e máxima de 29ºC – Pancadas isoladas de chuva.

O tempo seco, associado aos fortes ventos, tem facilitado as queimadas em vegetação nos últimos dias na região. Nesta sexta-feira, 13, o Corpo de Bombeiros teve muito trabalho para combater a vários focos de incêndios na região do Molhes da Barra e em outros pontos do Mar Grosso e região da ilha.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Veja os detalhes

Sábado (14/12):
Tempo: muitas nuvens do centro ao leste de SC e mais aberto no oeste. Entre a tarde e noite, pancadas de chuva localizadas, com trovoada, do oeste ao planalto e no sul de SC. No Litoral Norte, áreas próximas ao Paraná, chuva isolada a qualquer momento do dia.
Temperatura: em rápida elevação durante o dia.
Vento: nordeste a norte, fraco a moderado, com rajadas mais intensas no Litoral Sul à tarde.
Sistema: cavado (baixa pressão) no litoral de SP e baixa pressão no Paraguai com cavado no RS, influenciando o tempo em SC.

Domingo (15/12):
Tempo: o dia começa com sol em SC, exceto no Litoral Norte, onde a condição de chuva fraca e isolada entre a madrugada e manhã. A partir da tarde, aumento de nuvens em todas as regiões com pancadas de chuva e trovoada isolada. Risco de temporal localizado, com chuva forte e granizo, principalmente no oeste e sul do estado.
Temperatura: elevada.
Vento: nordeste a noroeste, moderado com rajadas mais intensas, principalmente do oeste ao sul de SC.
Sistema: frente fria em formação no RS.

Segunda-feira (16/12):
Tempo: muitas nuvens e pancadas de chuva em SC, com maiores aberturas de sol pela manhã. Na madrugada, a chuva ocorre principalmente no litoral e norte do estado. Risco de temporal localizado, com chuva forte e granizo, devido ao deslocamento da frente fria em SC.
Temperatura: diminui no fim do dia.
Vento: noroeste virando para sul/sudeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas principalmente no litoral.

Terça-feira (17/12):
Tempo: pancadas de chuva com trovoada isolada em todas as regiões. O tempo melhora no decorrer do dia, no oeste, e à noite nas demais regiões, exceto no Litoral Norte e Planalto Norte, onde permanece com chuva.
Temperatura: diminui.
Vento: sudeste, fraco a moderado.

Quarta-feira (18/12):
Tempo: do oeste ao Planalto Sul, sol com algumas nuvens. Mas demais regiões, o sol aparece com muitas nuvens. No Litoral Norte, chuva fraca e isolada principalmente no período noturno e amanhecer.
Temperatura: em elevação no oeste.
Vento: sudeste a nordeste no interior, e de sudeste a leste no litoral, fraco a moderado.

Notícias relacionadas