A Praça Sousa França, no bairro Magalhães, sediou no fim da tarde deste sábado, 28, a 21ª edição da Corrida de São Silvelho, evento que é realizado desde 1995 e reúne corredores de diversas idades. Neste ano, 250 atletas participaram da competição.
A prova durou cerca de 45 minutos e foi disputada em cinco quilômetros. A competição homenageou o comerciante grego, mas radicado no Brasil, Efstathios Anastasiadis, que por várias edições esteve participando da corrida.
Organizada pelo Departamento Municipal de Esportes (DME), a competição tem avaliação positiva. “A Corrida de São Silvelho é bem familiar, já que há várias gerações interagindo através do esporte e buscando assim uma saúde melhor e qualidade de vida. O esporte tem esse poder de transformação, de unir pessoas. Atletas de diversas cidades vieram participar do evento abrilhantando ainda mais nosso evento, que teve um show de simpatia, energia, garra e disposição dos corredores da nossa cidade, também”, comenta o diretor de esportes, Tadeu César.
Morador do Distrito de Ribeirão Pequeno, Jorge Querino, no auge dos 72 anos, venceu a prova pela quarta vez, agora na categoria dos atletas com mais de 70 anos de idade. Ao Portal Agora Laguna, o veterano comentou que se preparou com dieta e regras de exercício. “Se Deus quiser e estiver vivo até lá e espero que aconteça [a prova] vou estar aqui ano que vem”, afirmou.
“O esporte ajuda muito a juventude a não entrar no mau caminho”, pontuou Querino. A opinião do atleta é acompanhada pelo corredor Manoel Adriano, o Maneca, que também residente na mesma região. “Eu comecei em 99, falhei uma só, mas estou há quase 20 anos [participando]. A melhor coisa que fiz na minha vida foi correr, assim não dou despesa pra ninguém”, resumiu, alegre, o atleta que ficou em 2º lugar no pódio dos mais de 70 anos – ele tem 71.
A corrida marcou o encerramento de um ano de competições para muitos dos participantes. Depois de diversos eventos em 2019, Carla Cristina de Moraes finalizou a agenda esportiva na cidade natal e conquistou a 90ª medalha obtida em 13 anos de disputas. “Foi um ano muito bom, não me machuquei nenhuma vez e fiz 37 provas. Estou muito feliz, fui a primeira lagunense da São Silvelho”, comemorou.
Homenagem ao comerciante Estácio Anastasiadis
Ano passado, a São Silvelho homenageou o nadador João Batista Machado, o João da Nadir, que morreu em janeiro de 2018, cerca de duas semanas depois de ter participado da corrida de 2017.
Para a 21ª edição, a organização escolheu a figura do ‘pequeno grande-homem’ Efstathios Anastasiadis, o ‘seo‘ Estácio, que morreu em outubro deste ano. Anastasiadis participou de algumas edições. Ele resolveu correr quando já estava perto dos 80 anos de idade e disputou várias vezes, enquanto a saúde colaborou.
“Ele sempre foi uma pessoa perseverante. Começou a correr com quase 80 anos de idade e com isso foi até os 87, se tivesse continuado a corrida [a São Silvelho esteve parada entre 2013 e 2016], eu acredito que ele ainda teria corrido mais alguns anos”, disse o filho do comerciante, Jorge Anastasiadis.
A família de Estácio esteve acompanhando o evento até o final, incluindo a dona Soumela Anastasiadis, viúva o comerciante. “Ela até não queria vir, mas quando chegou aqui ficou muito emocionada. Sempre que ele era premiado, ela estava ali do ladinho dele”, comentou Jorge.
Confira os resultados
Pódio Feminino
Geral
1º lugar – Ana Maria Coutinho Lesnieski
2º lugar – Maria Madela de Jesus Ferreira
3º lugar – Marlete Carara
4º lugar – Jucelia Fernandes Gonçalves
5º lugar – Angela Maria Nunes Cristiano
Faixa 60-64
1º lugar – Lucia Batrix Bertels Marques
2º lugar – Nilzete Carara de Souza
3º lugar – Zenaide Batista
Faixa 55-59
1º lugar – Elisete dos Santos Cristiano
2º lugar – Maria Helena Correia da Silva
Faixa 50-54
1º lugar – Jadina Pilon
2º lugar – Rita de Cássia Correia Rosa
3º lugar – Dorimar Vieira
Faixa Dente de Leite
1º lugar – Giovana Cardoso
2º lugar – Rosangela Sachetti
3º lugar – Monica Rodrigues Lopes Pereira
Faixa Turismo Aberta
1º lugar – Sibele Silveira Rodrigues
2º lugar – Carla Cristina de Moraes
3º lugar – Priscila Ramos Marcos
Pódio Masculino
Geral
1º lugar – Diomar da Silva Concer
2º lugar – Carlos Roberto Paes
3º lugar – José da Rocha
4º lugar – Walter da Costa
5º lugar – Emilson César Fogaça
Faixa 70+
1º lugar – Jorge Querino
2º lugar – Manoel Adriano dos Reis
3º lugar – João Brum Vargas
Faixa 65-69
1º lugar – Laudeci Mota Souza
2º lugar – Delírio Bressan Carara
3º lugar – Josué Tarcício Baltzar Ceconello
Faixa 60-64
1º lugar – Giuseppe Muraro
2º lugar – João Batista Roldão
3º lugar – Osvaldo Borges
Faixa 55-59
1º lugar – Edmilson Fogaça
2º lugar – João Batista de Souza
3º lugar – Nelci Cardoso
Faixa 50-54
1º lugar – Gentil dos Santos
2º lugar – Clésio da Silva Mendes
3º lugar – Flávio Rodrigues
Faixa Dente de Leite
1º lugar – Eubrine de Souza Guimarães
2º lugar – Sebastião Ademir dos Santos
3º lugar – João Batista da Silva Filho
Faixa Turismo Aberta
1º lugar – Jhon Lennon Souza Antônio
2º lugar – Felipe de Bittencourt Fernandes
3º lugar – Rene Barbara