Escolas de samba cobram pagamentos atrasados da Semana Cultural

A 38ª Semana Cultural de Laguna que teve seu encerramento em 1° de setembro, ainda não acabou para as cinco escolas de samba que se apresentaram durante a programação do evento.

Segundo o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de Laguna (Liesla), João de Souza Júnior, o popular ‘Dão’, a promessa de quitação da prefeitura seria para o dia 10 de setembro, o que ainda não ocorreu. “O pagamento como prometido não aconteceu, alegando não ter recurso disponível ficando para outubro, e também não pagaram, a alegação foi a mesma. Já estamos na metade de novembro e nada ainda. Fomos ontem [terça-feira] na Secretaria de Finanças para saber quando iriam pagar e não tem previsão; nem empenhado está”, diz Souza, à reportagem do Agora Laguna.

O valor, segundo a Liga, é de R$ 10 mil, o que daria R$ 2 mil para cada escola, para arcar com gastos durante a apresentação, como cachê e passagens para músicos e cantores, transportes dos instrumentos, camisetas, bebidas para os componentes da bateria etc. “O que mais deixa os carnavalescos indignados é que fizeram pagamentos antecipados com valor bem maior para uma entidade que fez uma apresentação, e para as escolas nada. Se não for feito o pagamento até a próxima semana a Liga irá tomar sérias providências”, finaliza Dão.

Foto: PML / Divulgação

O que diz a prefeitura

Procurada pela reportagem, a presidente da Fundação Lagunense de Cultura (FLC), Mirella Honorato, confirma o atraso dos repasses. “Com a crise financeira que a prefeitura enfrentou, pela primeira vez os pagamentos atrasaram. Mas a Administração está se esforçando para colocar em dia. Iremos honrar todos , com certeza, como aconteceu até agora”.

Mirella afirmou ter feito contato com a secretária de Administração e Fazenda, Luciana Fernandes, e segundo a gestora, os meses entre agosto e outubro são os de menor arrecadação para o poder público, além de bloqueios judiciais enfrentados pelo Executivo. Ainda não há uma data definida para os pagamentos, mas segundo a prefeitura, a intenção é realizar até o final do mês.

Notícias relacionadas