Confira o que funciona durante o feriado de 15 de Novembro, em Laguna

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

O feriado da Proclamação da República, comemorado em 15 de Novembro (sexta-feira), provocará alterações nos horários de funcionamento de alguns serviços das repartições públicas municipais, órgãos, entidades e empresas de Laguna e região.

O Portal Agora Laguna fez um levantamento e traz os detalhes. Empresas que tiverem interesse em anunciar seus horários modificados podem enviar e-mail para redacao@staging.agoralaguna.com.br ou no WhatsApp (48) 9 9827-3496. A relação pode sofrer alterações.

Serviços

Repartições Públicas: a prefeitura municipal de Laguna fica sem expediente nesta sexta-feira, mantendo apenas os serviços essenciais à população em funcionamento, como Samu. O governo do Estado não terá expediente no feriado.

Turismo: Casa Pinto D’Ulysséa (sede da secretaria), Central de Atendimento ao Turista, e Casa de Anita abrem normalmente, das 9h às 17h.

Poder Judiciário: Fórum da Comarca e a promotoria do Ministério Público em Laguna, ficam fechados no feriado.

Coleta de lixo: Segundo a empresa Louber, a coleta de lixo será realizada normalmente nesta sexta-feira, dia 15, sendo que na região da Ilha, acontecerá mais cedo, a partir das 6h.

Samu: Atendimento normal.

Unidades de saúde e escolas: Fechadas.

Bancos: Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá atendimento no dia 15. De acordo com o órgão, a população poderá usar os canais alternativos de atendimento para realizar as operações bancárias – como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes.

Os carnês e contas de consumo (como água, energia, telefone e etc) vencidos no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte. Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais. Caixas e serviços eletrônicos das agências continuarão em funcionamento nos feriados.

“Mesmo durante o feriado, os canais eletrônicos e caixas eletrônicos funcionam normalmente, facilitando a vida do consumidor”, ressalta o diretor-adjunto de operações da Febraban, Walter Tadeu de Faria.

Os clientes também podem agendar o pagamento das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

Correios: sem atendimento na sexta-feira, 15.

Transporte coletivo: A Lagunatur informou que irá operar com horários padrões de feriado.

Marinha do Brasil: Capitania manteve atendimentos presenciais até esta quinta-feira. Sexta não tem expediente, apenas emergências. E no sábado, pela manhã, faz na região da ilha, ação de conscientização referente ao Dia da Amazônia Azul.

Casan: Atendimento presencial fechado no dia 15. Durante o feriado, equipes de plantão estarão à disposição da população. Qualquer emergência pode ser relatada pela central de atendimento no telefone 0800 643 0195 ou via chat 24 horas no site da companhia.

Celesc: Sem atendimento presencial fechado no dia 15. Os serviços essenciais serão mantidos durante todo o período. Para emergências, o consumidor pode ligar para 0800 48 0196 ou informar sobre falta de energia enviando um SMS para o número 48196 com a mensagem SEM LUZ e o número da unidade consumidora.

Serviços comerciais estão disponíveis no portal Celesc, Agência WEB, ou pela discagem gratuita 0800 48 0120 em toda área de concessão.

Comércio: Segundo o Sindicato do Comércio, Atacado e Varejo (Sindilojas), as lojas da cidade estarão fechadas nesta sexta-feira. Sábado, abrem normalmente, das 08h30 às 12h30.

Supermercados

Angeloni: abre das 8h às 21h.

Althoff: abre em horário normal das 8h à 21h.

Dois Irmãos: sem alterações.

Novo: abre das 9h às 19h.

Tieli Laguna: horário normal das 8h às 22h em ambas as lojas do Mar Grosso.

Emergências

Os serviços emergenciais para a população atuam em regime de plantão neste fim de ano. Caso haja necessidade ligue:

Polícia Militar – 190

Polícia Rodoviária Federal – 191

Samu – 192

Corpo de Bombeiros – 193

Polícia Civil – 197

Defesa Civil – 199

Notícias relacionadas