A passarela da Matriz, como é conhecida a rua Conselheiro Jerônimo Coelho, abriu a última semana de apresentações na quarta-feira, 20, e terminou na madrugada de domingo, 24, já na nova passarela, a Senador Galotti, no Mar Grosso. Brinca Quem Pode, Os Democratas, Mocidade Independente, Vila Isabel e Xavante, saíram à rua com novidades em suas alegorias.
Os desfiles foram destaque pela presença do público que aumentou nas derradeiras apresentações da programação. A pioneira do Carnaval, Xavante, foi parabenizada na passarela pela passagem de mais um aniversário.
Resumo
- Desfile tem percurso no Mar Grosso estendido a pedido de comerciantes.
- Xavante comemora aniversário na passarela
- Público aumenta nos últimos dias de desfile
- Reveja os desfiles completos no fim da matéria.
11º dia: três escolas abrem o primeiro dia da semana final
A última semana de desfiles foi aberta com a apresentação de Brinca Quem Pode, seguida do Xavante e fechando a noite, a Mocidade Independente. Das três escolas, o destaque da noite foi para o público que aumentava e pela taba xavantina que trouxe, diretamente de Vitória (ES), a sua sempre rainha de bateria Gisele Pavanate. A apresentação do dia 20, seria, originalmente, executada no domingo, 24, mas foi transferida na remodelação do cronograma.
12º dia: duas escolas movimentam passarela
Os desfiles de quinta-feira, 21, foram abertos, assim como no dia anterior, pela escola Brinca Quem Pode, que dividiu a passarela com a super campeã Os Democratas. A dupla de agremiações, conseguiu atrair um bom público para o Centro Histórico no dia.
13º dia: última noite no Centro Histórico em 2019
A sexta-feira, 22, foi marcante para as escolas de samba por dois motivos: o primeiro, por ser aniversário da mais antiga das agremiações, o Clube Carnavalesco Xavante; e em segundo, por ser a última apresentação, em 2019, do Centro Histórico.
Além da aniversariante, a bateria chapa-quente da Mocidade animou o público que ficou até o final das apresentações, que contou ainda com a participação da Vila Isabel.
14º dia: encerramento com apresentações culturais e grande público
O último compromisso das escolas de samba aconteceu entre a noite de sábado, 23 e a madrugada de domingo, 24: o encerramento do pré-carnaval com a participação das cinco agremiações. Na ordem, Os Democratas, Xavante, Mocidade Independente, Vila Isabel, e Brinca Quem Pode, se apresentaram para o público que desde as 20h30, esperavam pela demonstração que foi aberta com a participação da banda União dos Artistas.
Além da histórica sociedade musical, o grupos de boi de mamão da comunidade da Caputera, Carnaval de Máscaras de Nova Veneza e a Charanga do Abre-Alas, integram a programação do encerramento do evento, se apresentando entre o intervalo de uma escola e a outra. A presença dessas atrações foi uma das novidades que a prefeitura apostou para dinamizar o pré-carnaval.
A realização do término do evento no Mar Grosso, foi um pedido da administração municipal a partir da avaliação da apresentação do dia 08, que teve grande presença de público. A plateia não desanimou e correspondeu às expectativas da organização com a estimativa, segundo a Polícia Militar, de cerca de seis a oito mil pessoas presentes.
Diante do interesse do público do balneário pelo pré-carnaval, a prefeitura de Laguna não descarta a realização, no ano que vem, de um novo encerramento ou mais apresentações na avenida Senador Galotti. “Foi dentro do que a gente já esperava”, resume o prefeito Mauro Candemil, que corrobora com a afirmação de João de Souza Junior, presidente da liga das escolas de samba, de que o evento foi um sucesso.
Leia também
- Saiba como foi o primeiro fim de semana de apresentações
- Saiba como foi a segunda semana de apresentações
- Saiba como foi a terceira semana de apresentações
Reveja os desfiles
-
- Desfile completo de 20 de fevereiro
-
- Desfile completo de 21 de fevereiro
-
- Desfile completo de 22 de fevereiro
-
- Desfile completo de 23 de fevereiro (Mar Grosso)