Encontro debate situação de ruas do Centro Histórico após chuvas das últimas semanas

Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

Comerciantes e membros da administração municipal estiveram discutindo na manhã desta segunda-feira, 21, a situação dos constantes alagamentos no Centro Histórico, causado pelas últimas chuvas que caíram sobre Laguna. A imagem das lojas fechando as portas mais cedo por conta da rápida elevação do nível das águas se tornou frequente nas redes sociais.

Proposto pela Associação Empresarial de Laguna (Acil), o encontro serviu para nortear os caminhos a serem tomados pela prefeitura e Casan para a resolução da situação. “Esse problema agravou há pelo menos dois anos, justamente após as obras de esgoto contratadas pela Casan e que vem se refletindo até hoje”, comenta o presidente da entidade, Patrick Paulino.

Mauro Candemil, prefeito de Laguna, propôs o “desentupimento da tubulação, começando pela boca de saída dela, nos fundos do Mercado Público”, utilizando uma galeria subterrânea construída no século XIX, que conectava a Fonte da Carioca ao primeiro mercado municipal.

Foto: Jorge Anastasiadis

A medida paliativa, segundo Silvania Cappua Barbosa, secretária de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Social, será realizada com hidrojatos, para depois serem abertas “valas para identificar as conexões que fazem ou não ligações, para realmente ligarmos elas e fazer o desembocamento na lagoa”. A responsável pela pasta destaca ainda que nem a prefeitura e nem a Casan possuem um mapa com essas ligações que permita uma dimensão de quantas conexões são feitas à rede de esgoto.

“Estamos cansados de fotografar quando tem inundação, e quando acontece, os clientes não conseguem nem entrar nem sair e pode acontecer, ainda, a proliferação de doenças como leptospirose, por causa dos ratos dos boeiros”, diz Jorge Anastasiadis, proprietário de loja, na rua Gustavo Richard.

Na visão do comerciante, assim como a dos demais empresários, esse problema deve ser solucionado o mais breve possível e segundo Candemil, a prefeitura deverá apresentar na próxima segunda-feira, 28, um cronograma com os trabalhos que serão realizados para a resolução da situação.


Notícias relacionadas