Surfistas que salvaram filhote de baleia vão ser homenageados em premiação no RJ

Os surfistas lagunenses João Alberto Schimitz Filho (Baiuka) e Philipe Oliveira Peixoto (Marreco) serão homenageados nesta quarta, 28, no Rio de Janeiro (RJ). A dupla foi responsável pelo resgate de um filhote de baleia-franca, que estava em alto-mar e preso à uma rede de pesca, numa ação corajosa que aconteceu no início de outubro e levou aproximadamente três horas para ser concluída.

As honrarias que serão entregues somam-se às demais condecorações recebidas por ambos, que ficaram conhecidos nacionalmente devido à braveza da atitude. “O ato heroico dos surfistas catarinenses, envolto em alto risco às próprias vidas, demostrou coragem, determinação e amor pela vida marinha”, ressalta David Szpilman, diretor-médico da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa).

Eles receberão o prêmio “Conservação Marinha AquaRio”, na primeira edição da premiação que visa destacar as iniciativas individuais para a preservação oceânica.  Além do troféu, ambos vão ser agraciados com a medalha de Honra da Preservação da Vida, ofertada pela Sobrasa e com diplomas de bravura, do Museu do Surf Rico de Souza.

Notícias relacionadas