Previous
Next

Candidatos de Laguna recorrem para reverter decisões do TRE

PL de Peterson Crippa e coligação tentam reverter decisão que confirmou a candidatura de Mauro Candemil. Do outro lado, Célio Antônio tenta conseguir deferimento de candidatura pelo PT.
Divulgação

O candidato a prefeito pelo PT em Laguna, Célio Antônio, ingressou com recurso no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em Florianópolis, contra a decisão colegiada da Corte que, na última segunda-feira, 16, manteve entendimento de primeiro grau e negou registro da candidatura do petista para a disputa de outubro.

O recurso deu entrada no tribunal na noite de quinta-feira, 19, dentro do prazo de três dias após o acórdão ser publicado. Por esse motivo, Célio constará na urna eletrônica e poderá, por exemplo, seguir com a campanha, participar de debates e entrevistas.

O ex-prefeito teve a candidatura barrada na Justiça Eleitoral por estar com os direitos políticos suspensos até junho de 2025. A defesa entende que a inelegibilidade do petista conta a 1º de outubro deste ano, cinco dias antes da eleição e dentro do prazo previsto em lei para a disputa.

“O juiz terá até dois dias para decidir”, comentou Célio, ao Portal, nesta tarde. Após a análise do recurso local, o petista deve buscar, caso sem sucesso, a reversão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.

PL também recorre

Em cenário totalmente inverso, a coligação Por Laguna, do PL de Peterson Crippa, ingressou com recurso especial para rever a decisão que manteve a candidatura de Mauro Candemil (MDB) à prefeitura. A aliança entende que o emedebista está inelegível em razão de processos tramitados no Tribunal de Contas do Estado (TCE). O pedido deve ser analisado pelo TSE.