Previous
Next

Salomão Ribas Júnior, ex-deputado e ex-presidente do TCE, morre aos 79 anos

Ribas Junior tinha um respeito muito grande pela história e pela cultura de Laguna, sobretudo pela heroína Ana Maria de Jesus Ribeiro. Em 2000 e 2001, participou dos eventos comemorativos ao Dia da Imprensa Catarinense na cidade e proferiu palestras.
Agência AL

O ex-deputado estadual e ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), advogado Salomão Ribas Júnior, morreu aos 79 anos, nesta segunda-feira, 16.

Ribas Júnior era natural de Caçador, no Meio-Oeste catarinense. Formado em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 1972, fez o doutorado na área na Universidade de Salamanca, na Espanha.

Foi assessor parlamentar no Senado Federal e no antigo Ministério da Indústria e Comércio. Foi secretário estadual de Educação, de Imprensa, da Casa Civil, interino da Saúde, de Turismo e integrou outros órgãos do governo do Estado nas décadas de 1970 e 1980.

Em 1982, foi eleito deputado estadual pelo antigo PDS e teve mandato até 1986. Na eleição de 1986, ficou suplente, foi convocado e integrou a Assembleia Constituinte de 1989.

Em 1990, se tornou conselheiro do TCE, e foi vice-presidente, corregedor geral e presidente de 1995 a 1996, 1999 a 2005 e de 2013 a 2014. Era membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, da Associação Catarinense de Imprensa e do Instituto de Direito Administrativo do Estado de Santa Catarina, e ocupava a  cadeira 38 da Academia Catarinense de Letras, tendo sido presidente da entidade, de 2014 a 2018.

Anita Garibaldi

Salomão Ribas Junior foi locutor de rádio na década de 1960, atuando na equipe esportiva da extinta Rádio Anita Garibaldi, fundada pelo lagunense J. J. Barreto, na capital.

Ribas Junior tinha um respeito muito grande pela história e pela cultura de Laguna, sobretudo pela heroína Ana Maria de Jesus Ribeiro. Em 2000 e 2001, participou dos eventos comemorativos ao Dia da Imprensa Catarinense na cidade e proferiu palestras.

“Fui surpreendido hoje com a notícia de seu falecimento. Salomão era meu amigo e tive o prazer de conviver na época em que fui prefeito e ele era o presidente do TCE. Era um aficionado pela história e tinha um grande respeito por Laguna”, comenta o ex-prefeito Adílcio Cadorin, diretor do Instituto Cultural Anita Garibaldi. Ele e Ribas Junior participaram de uma live comemorativa ao bicentenário de Anita, promovida pela ACL em 2021. “Uma perda lamentável, não só para a ACL, mas para a cultura e para o estado de Santa Catarina. Deixa um legado muito grande”.

Em nota, o presidente do TCE, conselheiro Herneus De Nadal disse: “O TCE e o Estado de Santa Catarina perdem uma referência. Salomão Ribas Junior foi um intelectual brilhante e uma personalidade que trazia na extrema competência e na cordialidade duas de suas principais marcas”. O tribunal suspendeu a sessão extraordinária marcada para esta segunda.

Notícias relacionadas