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Para empresa, situação ‘estava insustentável’; quase 30 perdem emprego

Empresa espera receber: R$ 29,6 mil por diferenças na repactuação de abril; R$ 229,2 mil da nota do serviço de abril; R$ 216,3 mil de maio e deve protocolar em breve uma nota quanto à prestação de 1º a 6 de junho de 2024. Hoje pela manhã, houve coleta em bairros, como Magalhães.
Foto: Luis Claudio Abreu/Agora Laguna

A Brisa Transportes, então responsável pela coleta de lixo em Laguna, demitiu quase 30 funcionários com a decisão de não operar mais o serviço na cidade. Os caminhões seguiram viagem para o Rio Grande do Sul, onde serão empregados nas operações mantidas pela empresa no estado vizinho, cuja demanda cresceu em razão da enchente de maio.

Com exclusividade, Agora Laguna conversou com o gerente Rafael Bitelo, que afirma que a situação “estava insustentável”. A decisão de deixar a cidade foi tomada em razão da demora no pagamento. A nota de março, por exemplo, só foi paga no dia 21 de maio após reportagem ter sido publicada.

Uma reunião ocorreu no começo da tarde na prefeitura. O aditivo mais recente ao contrato original com a prestadora encerrou nesta quinta-feira, 6, mas a empresa optou por não renová-lo, em razão da falta de segurança quanto aos recebimentos. “Compromisso se tinha, mas nunca se realizava”, disse. Um total de 27 funcionários foram demitidos e mais dois receberão o aviso de demissão após o término de período de afastamento.

A empresa espera receber: R$ 29,6 mil por diferenças na repactuação de abril; R$ 229,2 mil da nota do serviço de abril; R$ 216,3 mil de maio e deve protocolar em breve uma nota quanto à prestação de 1º a 6 de junho de 2024. Hoje pela manhã, houve coleta em bairros, como Magalhães.

Agora Laguna apurou que a prefeitura tenta correr contra o tempo e contratar emergencialmente uma nova empresa até a conclusão dos estudos para o lançamento de uma nova licitação. Até o momento, o pedido de posicionamento feito pelo site não foi respondido. O espaço segue aberto.