Antiga subestação de energia tem obra concluída e se tornará centro de fisioterapia

Imóvel foi restaurado por completo com recuperação de todas as esquadrias, construção de um mezanino, modernização das redes hidráulica e elétrica, instalação de sistema de ar-condicionado, restauração da cobertura e paisagismo externo.

Com um investimento de pouco mais de R$ 1,1 milhão, segundo valor corrigido apresentado nesta manhã, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) entregou a obra de restauração da antiga subestação de energia do Centro Histórico. O ato aconteceu nesta quinta-feira, 4.

As chaves do prédio ficam com a prefeitura de Laguna, que anunciou a intenção de implantar ali um centro municipal voltado à fisioterapia. Por enquanto, o imóvel ficará ocupado pela instalação artística 100C/3A – Cem caixas em três atos.

“Essa obra restaurou integralmente a construção e a modernizou, com aumento de área com novo mezanino, parte elétrica, toda a infraestrutura ao mesmo tempo que mantém as características construtivas”, destaca a superintendente do Iphan no estado, Regina Santiago.

A obra de restauro da antiga subestação foi custeada com recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas. “Laguna completou há pouco tempo 40 anos de tombamento e é importante essa parceria entre governo federal e municipal para garantir que o Centro esteja vivo”, avalia o diretor do Iphan nacional, Daniel Sombra.

O imóvel foi restaurado por completo com recuperação de todas as esquadrias, construção de um mezanino, modernização das redes hidráulica e elétrica, instalação de sistema de ar-condicionado, restauração da cobertura e paisagismo externo.