A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) emitiu nota com recomendações para os municípios de Santa Catarina sobre como identificar e tratar os casos de pessoas intoxicadas por ingestão de metanol por meio de bebidas destiladas adulteradas. No Brasil, há registro de mais de 200 casos, nenhum em Santa Catarina.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), na hipótese de algum registro de intoxicação, a rede assistencial e de vigilância em saúde possui antídoto para uso nessas ocorrências.
Segundo a nota técnica, em casos de atendimentos com suspeita de intoxicação por metanol, o serviço de saúde deverá entrar em contato com o CIATox-SC por meio dos telefones: 0800 643 5252 (24h) e (48) 3721 9173, a fim de garantir o manejo adequado ao paciente.
Em caso suspeito, é necessário guardar a embalagem ou lote da bebida, registrar o local de aquisição e identificar possíveis coexpostos.
Orientações para a população
A população deve estar atenta aos seguintes sinais de alerta ao adquirir ou consumir bebidas alcoólicas, especialmente as destiladas:
- adquira bebidas apenas de estabelecimentos comerciais confiáveis e legalizados;
- desconfie de ofertas com valores muito abaixo da média, pois podem indicar produto de origem ilícita;
- verifique se o lacre está intacto, e recuse produtos com lacres rompidos, tortos ou com aparência de reaproveitamento;
- observe se o rótulo está bem colado e se as informações estão legíveis. Erros de português ou impressão de baixa qualidade são fortes indícios de falsificação;
- inspecione a bebida contra a luz, e verifique se o líquido está límpido, sem partículas ou impurezas visíveis;
- ao identificar qualquer suspeita de falsificação, não consuma o produto e entre em contato com a vigilância sanitária do seu município. Em casos de suspeita de adulteração ou irregularidade referente a comercialização de bebidas, as denúncias também podem ser realizadas através do site da Vigilância Sanitária do Estado de Santa Catarina ou diretamente no canal de atendimento da Vigilância Sanitária Municipal onde o estabelecimento que comercializou o produto está localizado.