Chuva persistente e intensa entre a noite de quarta e sexta-feira

Isto acontece devido a mudança dos ventos para leste/nordeste, que transportam uma grande quantidade de umidade para o estado, combinado a instabilidades presentes na atmosfera.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Entre a noite desta quarta-feira, 1º, e a sexta-feira, 3, há condições para chuvas persistentes e por vezes intensas em Santa Catarina, especialmente entre o Grande Oeste, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e norte catarinense. Isto acontece devido a mudança dos ventos para leste/nordeste, que transportam uma grande quantidade de umidade para o estado, combinado a instabilidades presentes na atmosfera. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a persistência e intensidade da chuva, como alagamentos, enxurradas e deslizamentos pontuais.

Na quinta-feira, 2, a instabilidade volta a aumentar no estado, por influência de áreas de baixa pressão em diferentes níveis da atmosfera, combinadas ao fluxo de calor e umidade da região amazônica e ao vento, que passa a predominar de leste no Litoral e áreas próximas. No Litoral, Planalto Norte e Vale do Itajaí, tempo instável com condição para chuva persistente e por vezes intensa.

Na sexta, a instabilidade ganha mais um reforço com a formação de um sistema de baixa pressão em médios e altos níveis da atmosfera (vórtice ciclônico de altos níveis) que já favorece a ocorrência de pancadas de chuva e temporais do Extremo Oeste ao Litoral Sul, desde o amanhecer.

Não se descarta a ocorrência de temporais isolados, com raios e rajadas de vento, trazendo risco baixo a moderado para ocorrências associadas a destelhamentos, quedas de galhos e árvores e danos na rede elétrica.

A Defesa Civil recomenda:

  • Durante os temporais busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.
  • Em caso de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
  • Em caso de ventos fortes evite transitar e/ou abrigar-se próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.