Filiado em cargo no governo não é decisão partidária, diz PT de Laguna

No último domingo, 21, a deputada federal Júlia Zanatta (PL) iniciou uma cruzada contra o prefeito Peterson Crippa e pediu a expulsão dele no PL por ter nomeado filiados a partidos de esquerda em cargos comissionados. A ela, juntaram-se os deputados Zé Trovão e Jessé Lopes, que endossaram o coro contra a permanência do político lagunense. Apesar do movimento criado, quase uma semana depois, Crippa segue no PL.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Quase uma semana depois de iniciada a polêmica sobre a presença de filiados ao PT e ao PCdoB em cargos comissionados da prefeitura de Laguna, levantada por deputados do PL, o diretório municipal petista se manifestou nesta sexta-feira, 26.

Em nota assinada pelo presidente do PT lagunense, Guilherme Medeiros, ouvidor do governo municipal, o partido buscou “desmentir informações inverídicas” que teriam sido divulgadas por deputados do PL e radialistas de uma emissora local.

“Caso existam filiados do PT exercendo cargos na prefeitura, trata-se de nomeações de caráter estritamente pessoal, feitas pelo Prefeito, sem qualquer endosso ou indicação do Diretório Municipal. É importante ressaltar que nossa legenda, historicamente, preza pela liberdade individual de seus filiados em exercer cargos de confiança, desde que não representem a legenda”, afirma Medeiros na nota.

No último domingo, 21, a deputada federal Júlia Zanatta (PL) iniciou uma cruzada contra o prefeito Peterson Crippa e pediu a expulsão dele no PL por ter nomeado filiados a partidos de esquerda em cargos comissionados. A ela, juntaram-se os deputados Zé Trovão e Jessé Lopes, que endossaram o coro contra a permanência do político lagunense. Apesar do movimento criado, quase uma semana depois, Crippa segue no PL.

Leia a nota do PT

Nota de Esclarecimento do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Laguna

O Partido dos Trabalhadores de Laguna (PT) vem a público, por meio desta nota, para esclarecer e desmentir as informações inverídicas que têm sido divulgadas por deputados do Partido Liberal (PL) e por alguns radialistas da Rádio Difusora, acusando o PT de integrar o Governo Municipal e indicando secretários e secretarias inteiras.

É fundamental reiterar que:
1. O PT não faz parte da base governista da Prefeitura de Laguna. Não há nenhum acordo formal, e o partido não possui qualquer participação na administração municipal.
2. O PT não indicou e nem indica nomes para o secretariado ou qualquer outra posição de chefia na atual gestão. Todos os secretários municipais foram escolhidos pelo Prefeito, e o Diretório Municipal do PT não teve qualquer influência nesse processo.
3. Filiação partidária não impede o exercício de funções públicas. Caso existam filiados do PT exercendo cargos na prefeitura, trata-se de nomeações de caráter estritamente pessoal, feitas pelo Prefeito, sem qualquer endosso ou indicação do Diretório Municipal. É importante ressaltar que nossa legenda, historicamente, preza pela liberdade individual de seus filiados em exercer cargos de confiança, desde que não representem a legenda.

Qualquer afirmação de que o PT estaria cooptando ou dominando secretarias é uma mentira descarada e tem como único objetivo a disseminação de notícias falsas e a criação de conflitos políticos infundados. A sociedade lagunense precisa ter ciência da verdade, e a verdade é que o PT de Laguna atua, como sempre, de forma independente, fiscalizando o poder público e pautando a defesa dos direitos sociais e do bem-estar da população.

Aproveitamos para reforçar nosso compromisso com a cidade, que se reflete, inclusive, no nosso trabalho constante de buscar emendas e recursos junto a deputados e Governo Federal para beneficiar Laguna.

O Partido dos Trabalhadores de Laguna lamenta que a Deputada e os Radialistas da Rádio Difusora, ao invés de utilizarem seu tempo para fiscalizar as prefeituras de seus próprios partidos, que estão envolvidas em escândalos de corrupção e desvios de recursos, com cerca de 30 Prefeitos presos no Estado de Santa Catarina, optem por disseminar mentiras sobre nosso partido em nosso município, o que mais parece querer fazer cortina de fumaça no voto desses deputados da direita a favor da PEC da Bandidagem e das negociatas desses pela anistia para Golpistas.

Guilherme Medeiros Martins
Presidente PT de Laguna
Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Laguna