Uma cerimônia nesta segunda-feira, 15, celebrou os 102 anos de instalação da Capitania dos Portos em Laguna. O encontro, que atraiu autoridades civis e militares e sociedade em geral, ocorreu no Cine Mussi, no Centro Histórico, local que fica a poucos passos da sede da organização militar.
São cerca de 60 militares com atuação em área de jurisdição que soma 41 municípios, faixa litorânea de aproximadamente 200km de extensão, além de rios e lagoas navegáveis.
A unidade é uma delegacia de 2ª classe e integra a estrutura administrativa do Comando do 5° Distrito Naval, com sede em Rio Grande (RS) e responde diretamente à Capitania dos Portos de Santa Catarina (CPSC). Além disso, gere o Radiofarol de Santa Marta.
A atuação é pautada pela garantia da segurança da navegação, salvaguarda da vida humana no mar e águas interiores e prevenção da poluição hídrica causada por embarcações, o que faz por meio de sua presença em ações de fiscalização do tráfego aquaviário, oferecimento de cursos de formação de aquaviários, exames de qualificação de amadores, entre diversas outras atividades.
A unidade da cidade juliana surgiu em 1920 como Capatazia de Laguna e foi elevada à categoria de agência em 14 de setembro de 1923, data em que lembra como aniversário de criação. Nessa condição inaugurou em 1940 sua atual sede e mais recentemente em 1993 foi classificada para se tornar uma delegacia dos portos.
Amigos da Marinha
Pouco antes da cerimônia, em ato no gabinete do comandante Francisco José Siqueira Ferreira, o Agora Laguna foi homenageado com a entrega da comenda Amigos da Marinha, um reconhecimento que destaca os serviços prestados pelo site, jornal e webrádio no contexto da divulgação dos atos da organização militar e da atuação em prol da cidade.
