Reajuste anual da Celesc entra em vigor e contas ficam mais caras a partir desta sexta

Em nota, a Celesc lembrou que, apesar do reajuste de 13,53%, a tarifa residencial da empresa continua abaixo da média nacional e segue a inflação dos últimos quatro anos, medida pelo IGPM.
Divulgação/Celesc

Nesta sexta-feira, 22, entra em vigor o reajuste anual tarifário da Celesc aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O consumidor pagará em média 13,53% mais caro na fatura.

O aumento, segundo a empresa, foi impulsionado pela alta dos encargos federais. Entre eles, a elevação de 36% na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) em relação ao ano passado – esse é o fundo federal que financia programas como a Tarifa Social de Energia, o Luz para Todos, subsídios a fontes renováveis e o custeio do fornecimento em áreas isoladas.

Em nota, a Celesc lembrou que, apesar do reajuste de 13,53%, a tarifa residencial da empresa continua abaixo da média nacional e segue a inflação dos últimos quatro anos, medida pelo IGPM.

Confira o percentual de reajuste

  • Residências comuns (mais de 90% dos clientes da Celesc): 12,3%
  • Clientes do Grupo A (alta tensão – grandes indústrias): 15,8%
  • Clientes do Grupo B (baixa tensão – pequenos comércios e áreas rurais): 12,41%