O radialista lagunense José Paulo Garcia será um dos homenageados, no próximo sábado, 2, pelos 50 anos de comunicação no Encontro da Imprensa Catarinense, que ocorre em Chapecó, no Oeste catarinense.
Garcia nasceu em Laguna e viveu a infância na região de Parobé. Está na imprensa desde 1975, quando entrou para o meio em Curitiba (PR) e coleciona passagens pelas rádios Tubá e Tabajara (atual Jovem Pan), de Tubarão; pela TV Barriga Verde, de Florianópolis; pelos antigos diários A Notícia, de Joinville, Diário Catarinense, de Florianópolis, e pelo Jornal de Laguna. Em 50 anos, foi jornalista, radialista, repórter e narrador de futebol, tendo coberto cinco Copas do Mundo (Itália, França, Alemanha, África do Sul e Brasil).
No futebol, foi presidente da Liga Tubaronense de 2004 a 2008, e vice da Federação Catarinense de Futebol de 2008 a 2012, tendo chegado a assumir a presidência interina da entidade máxima do esporte no estado.
Formado em História e pós-graduado em História Social, foi presidente da Fundação de Cultura de Tubarão e candidato a vereador nas eleições de 1992, 2008, 2012, 2016 e 2020, ficando como suplente, e concorreu a deputado federal em 2006, mas sem ser eleito. É autor do romance Laguna: amor e paixão na terra de Anita, do documentário O caminho de Santa Paulina, das crônicas O galhofeiro de Tubarão e do motivacional Páginas da vida.
Membro fundador da Academia Tubaronense de Letras, já publicou escritos em quatro coletâneas e é também poeta cordelista e autor de espetáculos teatrais, entre eles O divino Zumblick.
Tubarão
Do Sul catarinense, outros dois comunicadores também serão homenageados: o radialista Antônio Bento e o jornalista Ronaldo Sant’Anna.
Bento está há mais de 40 anos na Rádio Tubá, onde apresenta o programa Show do rádio. Ele também já passou pela Tabajara e pela Super Santa, emissora que deu lugar à Rádio Nativa.
Já Sant’Anna é natural do Rio Grande do Sul e também é professor universitário. Já passou por TV, rádio e jornal. Atualmente, faz parte da equipe da Rádio MonteCarlo, de Tubarão.