Após o desabamento de parte do teto do ginásio de esportes da Vila Vitória, a prefeitura de Laguna passou a estudar a possibilidade de demolir a estrutura. O imóvel integra o conjunto de propriedades vinculadas à rede municipal de ensino e foi interditado duas vezes: em 2019 e a mais recente em janeiro deste ano.
A demolição ganha força após análises feitas no prédio, que considerou a dificuldade de manutenção em uma construção em estilo arqueado e as péssimas condições para recuperação da estrutura. O desabamento do teto na semana passada provocou rachaduras visíveis na fachada.
O ginásio de esportes, que leva o nome do médico Pedro Advíncula Torres de Miranda, foi inaugurado em 2003 na gestão do ex-prefeito Adílcio Cadorin (PFL, 2001-2004), construído com recursos de um convênio de fomento da Caixa Econômica Federal de R$ 80 mil em valores da época.
A ideia considerada pela Secretaria de Planejamento (Seplan) é aproveitar o processo de remodelação que a Vila Vitória passará, com a regularização fundiária, e erguer uma nova estrutura a partir de verbas buscadas a nível estadual e federal. A intenção é aplicar em Laguna o modelo que o governo catarinense adotou para os ginásios e quadras poliesportivas escolares.
Entrevista
O secretário Paulo César Pinto, titular da Seplan, será entrevistado na próxima terça-feira, 8, a partir das 7h50, no programa Agora Manhã e, entre outros assuntos, será abordada a questão do ginásio da Vila Vitória.