A prefeitura de Laguna informou, nesta sexta-feira, 4, que realizou o pagamento referente ao mês de junho de 2025 diretamente aos estagiários. Eles estavam sem receber os vencimentos desde o mês passado, relativos a maio.
A empresa Recrutamento Brasil, contratada para gerenciar a contratação e o pagamento dos estagiários, foi notificada sobre o atraso nos repasses. Em 3 de junho, o município repassou o recurso, mas no meio do caminho, a recrutadora teve as contas bloqueadas pela Justiça de São Bento do Sapucaí (SP). O prazo para regularizar a situação terminou no dia 25 de junho e não foi cumprido.
Em nota, a prefeitura disse que entrou com ação na Justiça para reaver os valores que haviam sido repassados à empresa responsável, buscando devolver esse montante aos cofres públicos.
A partir de julho, os pagamentos continuarão sendo feitos diretamente pela prefeitura. Para isso, todos os estagiários deverão abrir conta na Caixa Econômica Federal.
Nova empresa será chamada
Nesta semana, a prefeitura começou os trâmites para convocar as empresas que participaram da licitação e foram derrotadas. A ideia é ver qual delas topa assumir o contrato e realizar o serviço nas mesmas condições do acordo com a Recrutamento Brasil. Não se descarta uma nova licitação.
Em paralelo, a Procuradoria-Geral abriu processo administrativo para aplicar penalidades e rescindir o contrato com a atual empresa. Além disso, será movida uma ação judicial para recuperar os valores que foram repassados pela prefeitura e não chegaram aos estagiários.