Uma equipe da TVI, emissora líder de audiência de Portugal, desembarca em Santa Catarina na quarta-feira, 4, para definir os locais do Litoral e da Serra que receberão as gravações de uma novela que o canal começou a produzir. Os trabalhos devem começar ainda este mês e se estender até o segundo semestre, sendo que uma das cidades escolhidas como possível cenário para a trama é Laguna, que tem colonização portuguesa.
A novela terá cerca de 200 capítulos e é denominada de Terra forte. Escrita por Maria João Costa, a história se passará entre os Açores e o litoral catarinense (veja sinopse abaixo), o que motivou uma parceria entre o canal e o governo estadual para a vinda das equipes ao território barriga-verde.
O governo trata a parceria como estratégica. “A novela será um marco, levando nossas paisagens, cultura e gastronomia a milhões de lares de uma forma sem precedentes”, avalia a secretária Catiane Seif, do Turismo. A produção portuguesa passará no canal e também será veiculada em plataforma de streamings. A expectativa é repetir a repercussão que a novela Cacau, também da TVI, causou na cidade de Itacaré (BA), onde houve aumento no número de visitantes europeus.
TVI divulgou sinopse em maio
O canal português ainda não divulgou o elenco, mas antecipou à imprensa, em maio, a sinopse da novela Terra forte. Confira o enredo que norteia a produção da TVI: “Dada como morta no Brasil, Flor ressurge quase vinte anos depois nos Açores, trazendo uma revelação que pode mudar tudo: alguém tentou matá-la em alto-mar. Um encontro com Sammy, o amor da juventude, agora casado com a sua antiga melhor amiga, Maria de Fátima, obriga-a a regressar ao passado, que quase a destruiu, para descobrir a verdade. Entre segredos, alianças perigosas e traições familiares, Flor precisará enfrentar os fantasmas do passado para decidir entre o amor, a justiça e a verdade. Porque algumas histórias não terminam com a morte — elas apenas recomeçam.”