A prefeitura de Laguna se manifestou oficialmente pela primeira vez nesta quinta-feira, 5, sobre as possíveis irregularidades na admissão de bolsistas no Programa Frente de Trabalho e Qualificação Profissional, gerido pela Fundação Irmã Vera.
Como informou Agora Laguna, a criação do órgão de apuração, via portaria, ocorreu na terça-feira, 3, mesmo dia em que a Câmara de Vereadores abriu uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). A comissão interna visa investigar a legalidade na contratação de três participantes do programa. Segundo a gestão municipal, foram identificados indícios de equívocos administrativos que levantam dúvidas sobre o cumprimento das normas legais nas admissões.
Para conduzir a apuração, o prefeito Peterson Crippa (PL) designou uma comissão composta por três servidores municipais: Alex da Silva de Bem, Carolina Rodrigues Vila e Luiz Augusto Borges, que terá 30 dias para concluir os trabalhos e apresentar um relatório com as conclusões à administração municipal.
A prefeitura destacou, em nota, que a iniciativa reforça o compromisso da atual gestão com a ética, a legalidade e a transparência na administração pública. Também foi informado que o caso se insere em um contexto mais amplo de reavaliação da estrutura da Fundação Irmã Vera, alvo de questionamentos e medidas judiciais em gestões anteriores por supostos desvios na finalidade do programa.
CPI realiza primeira reunião
A CPI aberta pela Câmara iniciou os trabalhos nesta tarde. Na primeira reunião, os membros definiram as funções que cada vereador exercerá durante a investigação. Vitor Elibio (MDB) foi escolhido como presidente, Gabriel Martins (PL) assumiu o cargo de relator, e Eduardo Carneiro (Podemos) atuará como membro da comissão.
Entre as primeiras medidas previstas pela CPI está a solicitação de documentos e processos administrativos relacionados ao programa, que deverão ser encaminhados pela prefeitura. Além disso, pessoas mencionadas nos procedimentos iniciais serão notificadas para prestar esclarecimentos.
A próxima reunião está marcada para a próxima terça-feira, 10, na sala das comissões da Câmara Municipal.