Laguna tem dois casos confirmados de dengue, mas pacientes contraíram doença fora da cidade

Em alguns imóveis, mais de um foco foi localizado, sendo que um deles tinha onze pontos de presença do vetor.
Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

Laguna confirmou dois casos de dengue, conforme informou a Vigilância Epidemiológica nesta terça-feira, 20. Ambos os diagnósticos são considerados importados, ou seja, os pacientes contraíram a doença fora do município.

Além disso, número de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, teve um leve aumento. De 40 focos até o começo do mês, agora são 42. O número é 320% maior em relação a todo o ano de 2024, que havia registrado 10 focos.

As equipes do Programa de Combate à Dengue detectaram os focos nos bairros Vila Vitória (23), Progresso (14), Portinho (3) e Centro (2). Em alguns imóveis, mais de um foco foi localizado, sendo que um deles tinha onze pontos de presença do vetor.

“Estamos mantendo as atividades de vigilância e controle do vetor, mas novos focos foram identificados. Os bairros com registro continuam os mesmos, totalizando 42 focos em 29 locais diferentes”, diz Mathiê Rossini, coordenadora do programa. “O mosquito está chegando e a população precisa fazer a sua parte, cuidando dos seus imóveis e evitando qualquer local com acúmulo ou que possa vir a acumular água”, completa.