Foca rara tem primeiro registro por monitoramento, em Laguna

Localização exata do animal não será divulgada em razão da recomendação é para que a população mantenha distância, respeite a sinalização de isolamento e não leve animais domésticos ao local. A intenção é evitar cenas como no caso recente do elefante-marinho que apareceu nos Molhes e depois no Gi.
Foto: Leonardo Ferreira/PMP-BS Udesc/Divulgação

Uma foca rara teve registrada pela primeira vez sua passagem pelo litoral lagunense. Desde a noite de segunda-feira, 11, veterinários do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) acompanham o animal, que apareceu na região monitorada, entre os Molhes da Barra, em Laguna, e a praia do Luz, em Imbituba.

De acordo com a equipe, se trata de uma foca-caranguejeira (Lobodon carcinophagus), cuja ocorrência é considerada rara e de grande relevância científica, já que a espécie é típica da região subantártica e antártica.

A localização exata do animal não será divulgada em razão da recomendação para que a população mantenha distância, respeite a sinalização de isolamento e não leve animais domésticos ao local. A intenção é evitar cenas como no caso recente do elefante-marinho que apareceu nos Molhes e depois no Gi.

As focas são animais selvagens e podem apresentar comportamento agressivo quando estressadas, oferecendo risco de acidentes graves. No caso da espécie registrada, ela pode atingir mais de dois metros de comprimento e tem um corpo relativamente delgado de cor pálida.

error: