Uma nova edição do Curso de Desencalhe de Grandes Cetáceos Vivos, que visa instruir do planejamento à execução de ações integradas para o resgate desses animais, vai ocorrer entre 16 e 17 de maio, em Imbituba.
A iniciativa envolve o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Instituto Australis e Associação R3 Animal.
A programação prevê palestras de Pedro Castilho (Udesc Laguna), Karina Groch (Instituto Australis) e Cristiane Kolesnikovas (R3 Animal), que compartilharão conhecimentos técnicos e experiências em conservação marinha.
Os encalhes de grandes cetáceos ocorrem quando baleias, golfinhos ou outros mamíferos marinhos de grande porte ficam presos em áreas costeiras, como praias, bancos de areia ou águas rasas, incapazes de retornar ao mar por conta própria.
O curso tem a intenção de demonstrar práticas de como agir em casos como esses, que representam uma emergência ambiental com necessidade de resposta rápida.
“Capacitações e simulados como este são fundamentais para aprimorarmos cada vez mais nossa capacidade de resposta e para ampliar a rede de parceiros que podem auxiliar neste tipo de evento, até para que possam compreender quais os procedimentos, cuidados e limitações neste tipo de situação”, diz Karina Groch.
A programação inclui um módulo teórico, no dia 16 de maio, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Portuário de Imbituba; e um módulo prático, no dia seguinte, na Praia de Itapirubá (local específico será definido no dia 16).