Uma associação de Tubarão foi a única interessada inscrita no edital de chamamento público aberto pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação para gerir o serviço de Casa de Passagem, apresentado pela pasta como uma tentativa de frear o avanço crescente da população em situação de rua na cidade de Laguna.
O resultado foi divulgado na segunda-feira, 12, e a Associação João 3:16 foi convocada para apresentar as documentações necessárias até o fim de semana para a formalização do acordo.
Segundo a prefeitura, serão investidos até R$ 240 mil para a implantação do espaço para acolhimento institucional emergencial para estas pessoas.
A intenção da prefeitura é que a Casa de Passagem seja uma unidade de acolhimento temporário para até três meses, prorrogáveis conforme avaliação técnica. Ali, a pessoa terá atendimento humanizado, 24 horas, com infraestrutura adequada para até 20 usuários (16 vagas masculinas e quatro femininas). O espaço contará com quartos segregados por gênero, banheiros, refeitório, área de convívio e equipe multidisciplinar para garantir alimentação, higiene, segurança e encaminhamento à rede socioassistencial.
O atendimento focará em pessoas em situação de rua, migrantes e desabrigados. A Casa de Passagem tem previsão de início para 29 de maio.