Amanhã é o último dia para regularizar o título: saiba o que acontece se o documento for cancelado

Prazo vale para quem não votou por três turnos consecutivos, ou seja, nos dois turnos da eleição presidencial de 2022 e na eleição municipal de 2024, para quem não justificou a ausência e não pagou as multas por ter deixado de votar.
Divulgação

Termina na segunda-feira, 19, o prazo para que eleitores de Laguna e Pescaria Brava com pendências com a Justiça Eleitoral façam a regularização da sua situação e evitar que seu título de eleitor seja cancelado.

O prazo vale para quem não votou por três turnos consecutivos, ou seja, nos dois turnos da eleição presidencial de 2022 e na eleição municipal de 2024, para quem não justificou a ausência e não pagou as multas por ter deixado de votar.

Em Laguna, dos 36.409 eleitores aptos, 1.139 (3,13%) podem ter seus títulos cancelados. Em Pescaria Brava, dos 8.344 eleitores, 139 (1,67%) estão irregulares.

A pendência não regularizada faz com que o título de eleitor seja cancelado pela Justiça e a sanção pode levar a diversas restrições:

  • o eleitor não vai conseguir tirar passaporte ou identidade;
  • renovar matrícula em instituição pública de ensino;
  • e tomar posse em cargo público após aprovado em concurso, além de outras.

O serviço pode ser feito presencialmente nos cartórios eleitorais, pelo site da Justiça Eleitoral ou pelo aplicativo e-Título. Para saber se está na lista de pessoas que pode ter o título cancelado, o cidadão deve clicar na opção “consultar situação eleitoral”. Em seguida, as multas pela ausência devem ser pagas por boleto, Pix ou cartão.

Notícias relacionadas

error: