Principal emissora de televisão da Itália, a RAI 3 exibiu na tarde (já era noite no horário italiano) deste domingo, 9, a reportagem-documentário gravada no fim do ano passado em Laguna e municípios do Sul catarinense para falar dos 150 anos da imigração de italianos para o Brasil e a luta dos descendentes em conseguir o acesso à cidadania do país europeu.
A produção, conduzida pela jornalista Francesca Nava, foi ar no programa Presa diretta (Tomada direta, em tradução literal) e dedicou dois minutos para falar de Laguna, com uma entrevista com o escritor e ex-prefeito Adílcio Cadorin. Reveja o programa acima.
“Avalio como positiva a exibição do material, sendo uma ótima oportunidade de publicidade de Laguna e também de Anita Garibaldi. Nós consideramos e defendemos que Anita foi a precursora do movimento imigratório italiano, motivo que nos orgulhamos”, disse Cadorin, após a veiculação do material. Agora em março, uma comitiva de lagunenses irá até à Itália para estreitar laços turísticos e econômicos com o país.
No contexto da imigração italiana que veio para o Brasil no século 19, os colonizadores que partiram para as terras do Sul catarinense iniciaram a viagem em solo brasileiro por Laguna. A cidade era o único porto e por aqui eles chegaram e muitos ficaram. Alguns destes, as famílias têm gerações ainda presentes no munícipio.
Além da terra natal de Anita, foram focalizadas cidades como Pedras Grandes, Siderópolis e Nova Veneza, onde a influência dos primeiros imigrantes vindos da Itália ainda é muito presente.