Na próxima sexta-feira, 21, ao longo de todo o dia, uma ação ambiental chamará atenção para o combate ao lixo nos oceanos. A atividade é executada pela Secretaria Executiva do Meio Ambiente de Santa Catarina (Semae).
De acordo com a pasta, o lixo no mar é um dos maiores desafios em matéria de meio ambiente no Brasil. São 1,3 milhões de toneladas de resíduos no oceano que banha a costa brasileira, sendo que 80% são lixos formados por plásticos, borrachas e outros.
Em Laguna, a programação será na praça Nelson Moreira Netto (Villa), no Mar Grosso, a partir das 9h. A tenda interativa que será montada trará jogos de verão e realização de brincadeiras educativas e distribuição de brindes.
Conforme a secretaria, uma equipe fará corpo a corpo com quem estiver pela areia, orientando sobre cuidados com o meio ambiente e distribuindo sacolinhas ecológicas para que cada banhista recolha seu lixo.
“O caminho para a conscientização é a educação ambiental de boas práticas para a redução do lixo no mar”, frisa o secretário do Meio Ambiente e da Economia Verde de Santa Catarina, Guilherme Dallacosta.