O bairro Progresso registrou o primeiro foco de presença do mosquito Aedes aegypti em 2025. Ao todo, dez larvas foram encontradas na armadilha de monitoramento montada pelo Programa de Combate à Dengue na cidade.
“Diante da confirmação da presença do vetor realizamos a delimitação de foco, onde, a partir do local identificado as larvas, a equipe inspeciona os imóveis em um raio de 300 metros – o que não contemplou todo o bairro Progresso, mas incluiu parte da Esperança e Campo de Fora, com o objetivo de orientar a população e identificar se há a presença do Aedes aegypti em outros lugares, bem como locais com potencial ou acúmulo de água que poderiam servir de criadouro para o mosquito”, descreve a coordenadora do programa, Matiê Rossini.
Os agentes de endemias iniciaram as vistorias e o programa de combate tem solicitado que a população atenda a equipe para permitir as ações. “Estamos finalizando este primeiro trabalho de delimitação de foco e daqui a dois meses retornaremos para fazer uma nova varredura nessa mesma área”, explica.
As armadilhas e pontos estratégicos de monitoramento da presença do vetor estão localizados em toda a cidade e são vistoriados a cada 7 ou 14 dias, dependendo do local. A Vigilância Epidemiológica disponibilizou o contato (48) 9 2000-7483 como telefone para recebimento de denúncias.