O primeiro relatório de balneabilidade do ano, divulgado na sexta-feira, 3, pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA-SC), não traz dados atualizados de Laguna. Além daqui, Jaguaruna, Garopaba e Imbituba também não tiveram informações coletadas.
Segundo a autarquia, “as coletas realizadas nos municípios de Garopaba, Imbituba, Jaguaruna e Laguna não foram entregues em tempo hábil ao laboratório, pois o transporte das amostras foi suspenso por determinação da Comandância da Região (CBMSC), devido às dificuldades no deslocamento causado por múltiplos pontos de contenção decorrentes de acidentes”.
Por esse motivo, o resultado ainda considera Laguna com praias próprias, condição verificada no relatório da semana passada, a última de 2024.
Uma praia é considerada própria, segundo o IMA, quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores, no mesmo local houver presença de no máximo 800 E. coli por 100 mililitros.
Já a condição imprópria é constada quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores, no mesmo local, for constatado índice de presença de bactéria superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.