Uma equipe da RAI, a principal emissora de televisão da Itália, está em Laguna nesta semana para a gravação de imagens e entrevistas para um documentário. A produção focaliza os 150 anos da imigração italiana.
O documentário é conduzido pela jornalista italiana Francesca Nava. “Aqui há muitos descendentes dos italianos, principalmente em Santa Catarina, e Laguna é de extrema importância como ligação entre os dois mundos”, comenta.
O romance entre Giuseppe e Anita Garibaldi será mostrado na produção, prevista para ir ao ar em março de 2025. “Foram figuras de esperança e liberdade, por isso optamos por filmar nas cidades catarinenses”, diz.
Gravações aconteceram no Cine Mussi e no Museu Histórico Anita Garibaldi. “Uma oportunidade de publicidade ímpar para Laguna”, avalia o historiador e ex-prefeito Adílcio Cadorin.
Laguna foi o principal porto de partida dos italianos que chegaram para a colonização das terras mais ao Sul. Alguns destes ficaram por aqui e constituíram famílias com numerosos descendentes. “Esses italianos são considerados como fundadores de cidades e terras, e são celebrados por lá”, finaliza Cadorin.
A última vez que uma equipe da RAI esteve em Laguna foi há oito anos, quando produziram material sobre Anita Garibaldi.